Nesse artigo você encontrará uma lista de coisas consideradas por muita gente como “desconfortáveis”, mas que contribuem para o crescimento de cada indivíduo. É claro que você tem livre arbítrio e pode escolher entre o que acha que será bom ou não aos seu dias, o que queremos é que você reflita sobre como está vivendo.

1. Questione tudo
A coisa mais desconfortável que se pode fazer é questionar o que tomamos por garantido e procurar as próprias respostas. Tente ver para lá da norma.

2. Seja honesto
Ser o mais honesto possível com alguém que faz parte da nossa vida é uma das coisas mais difíceis de se fazer, mas também uma das mais importantes.

3. Medite
Muitas vezes, desacelerar e encontrar a paz interior pode ser complicado, sobretudo para quem passa a vida correndo, sempre pensando no que tem que fazer a seguir. Os benefícios da meditação incluem melhoria da capacidade cognitiva, inteligência emocional e autodisciplina.

4. Acorde cedo, muito cedo
A madrugada, antes do nascer do sol, é a altura perfeita para trabalhar ou estudar. Acordar às 5 da manhã, enquanto a maioria das pessoas ainda dorme, apesar de difícil, é ideal para começar o dia em silêncio.

5. Seja criativo
Muitas pessoas dizem querer ser criativas. Mas assim que entram em casa se dedicam a maratonas de Netflix de copo na mão. Apesar do medo da rejeição e de falhar, que afeta qualquer pessoa, ter um tubo de escape criativo pode fazer maravilhas ao corpo e à mente. Mais ainda, ao não compartilhar as suas criações, está a garantir que ninguém as apreciará tanto como você.

6. Mantenha as finanças debaixo de olho
Mantenha um registro das suas despesas, desde a manutenção do carro e seguro de saúde, ao café com pão de queijo, ao longo de vários meses. E tente usar dinheiro vivo nos pagamentos. O ter de puxar as notas da carteira fará você pensar duas vezes sobre a real necessidade da compra que está fazendo. Você ficará surpreendido com o quão mais fácil se torna pagar um crédito quando se tem, literalmente, as finanças debaixo de olho.

Leia Mais: Decidi mudar

7. Torne-se voluntário
O voluntariado, ou qualquer ato de generosidade gratuita, fará com que você se sinta parte de algo maior.

8. Mantenha um diário de refeições
Ter um registro do que come ao longo do dia e do exercício que pratica pode ser trabalhoso, mas vai permitir ver o mal que está fazendo ao seu corpo. Você pode não se dar conta de alguma carência nutricional, nem da quantidade de açúcares e gorduras que ingere diariamente.

9. Alimente-se de forma nutritiva
Depois de registar o que come, comece a consumir unicamente alimentos verdadeiramente ricos em nutrientes essenciais – isto alterará a sua vida para sempre. Prepare as suas refeições, consuma produtos biológicos o mais possível – sim, sai caro, mas compensa em despesas médicas e produtividade pessoal. Isso é fundamental! A mudança vai gerar desconforto por vários motivos: é difícil, influenciará a sua vida social, pode ser mais dispendioso e demora mais tempo a preparar. Contudo, o resultado vale 100% a pena.

10. Torne-se um bom orador
Só a ideia pode ser assustadora, mas nunca se sabe quando podemos ser chamados a falar em público. A oratória, apesar de intimidante, é crucial para melhorar as competências de comunicação.

11. Fale com um desconhecido
Viu alguém que lhe parece interessante? Aborde essa pessoa. O pior que pode acontecer é ser objeto de uma rejeição épica, o que até se torna uma história engraçada. Isso e confiança acrescida em uma próxima vez.

12. Deixe o celular no bolso
Quantas vezes você já olhou para o celular desde que começou a ler este artigo? Da última vez que esteve em um bar ou restaurante, se lembra de quantas vezes pegou o celular? A ideia do detox digital para deixar a mente vaguear à vontade tem um certo fundamento. Estudos sugerem que, preferível a pegar no celular sempre que estamos aborrecidos, aceitar o tédio pode nos ajudar a ser mais produtivos, determinados e criativos. Além disso, trata-se de uma questão de boas maneiras em ocasiões sociais.

13. Concentre-se em uma habilidade de cada vez
Quem envereda pelo autoaperfeiçoamento pode se sentir inclinado a experimentar uma variedade de coisas para tentar perceber o que funciona. Todavia, recorrer à estratégia oposta é crucial. A questão que se coloca à maioria das pessoas que investem no aperfeiçoamento pessoal passa precisamente por não saberem de que é que estão à procura, daí perseguirem sem descanso a novidade. Se muda constantemente de interesses, dificilmente se dará conta de alguma evolução a nível interno. Portanto, escolha um interesse, e se comprometa a se tornar um especialista. Não importa o que é, qualquer um serve, desde que se dedique.

14. Conquiste um objetivo quase impossível
A coisa mais desafiante a fazer é definir um objetivo cuja conquista seja a mais difícil da sua vida. Para o fazer, pense em algo confortável que faz diariamente e eleve-o à potência, até chegar ao ponto em que receia verdadeiramente ter de o fazer. Se corre 2km por dia, a ideia de correr 10km pode deixar você em pânico. Encare-a como a meta do ano. O mais complicado é efetivamente arregaçar as mangas, e enfrentar as sucessivas etapas até alcançar esse objetivo. Terá que fazer uso de toda a sua força mental e física para atingir a meta. Eis o curioso: algo imensamente interessante acontece à mente, corpo e emoções quando se opta por esta via.

(Fonte: ihodl)




A busca da homeostase através da psicanálise e suas respostas através do amor ao próximo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui