Quando uma pessoa se deixa levar pela infidelidade, seja por uma história passageira ou algo mais longo, geralmente não está ciente das consequências de suas ações. Ela só se deixa levar pela paixão e pelo alta dose hormonal que experimenta. Nesses momentos, pensa em como se sente desejada e sexy e o desejo de viver novas experiências assola sua mente.

Então, quando o casal permanente descobre a infidelidade, o mundo desmorona. Toda essa confiança, todo o amor construído por anos, bem como a base do relacionamento, desmoronam. Se a pessoa que foi infiel deseja recuperar o parceiro, a grande pergunta que ambos fazem é: é possível que tudo seja como antes?

A resposta é tão complexa quanto o número de casais neste mundo, mas a Dra. Sheri Ann Meyers, autora do best-seller ‘Chatting or Cheating’, acredita que existem dois lados da moeda:

“A boa notícia é que a confiança pode ser reconstruída e o relacionamento pode ser melhor do que nunca. A má notícia é que exige trabalho e os resultados não são imediatos”.

Meyers explica que a confiança nada mais é do que sentir-se seguro: se você e eu estamos seguros, nosso relacionamento também. Assim, uma infidelidade é vivida dentro do casal como um autêntico terremoto que abala o mundo que eles construíram e no qual ambos se sentiam seguros e confortáveis.

Mas, como dissemos, nem tudo está perdido . Aqui você encontrará 7 etapas propostas para reconstruir a confiança:

1. Esteja ciente de que esse processo leva tempo e paciência
Recuperar confiança implica empatia. Aquele que foi infiel deve se colocar na pele do outro e entender perfeitamente por que e como ele prejudicou seu parceiro. Saber o que exatamente o machucou e sinceramente se desculpar é um passo inevitável. Dessa forma, ele demonstra que está disposto a colocar tudo de sua parte para que o relacionamento funcione novamente. “Reconstruir a confiança implica reconstruir a credibilidade”, explica Meyers. Mas esse processo não é alcançado da noite para o dia e ambos devem assumi-lo. Tanto a pessoa enganada quanto a infiel devem ter tempo para curar, recuperar o equilíbrio e se sentirem bem uma com a outra novamente.

2. Dê a si mesmo o tempo e o espaço necessários para expressar seus sentimentos
Isso inclui:

  • Chorar pelo que aconteceu
  • Faça muitas perguntas: sobre o que motivou a infidelidade, sobre os sentimentos de ambos, sobre o que você acha do seu relacionamento etc.
  • Fique com raiva e expresse
  • Abra a mente para entender os erros cometidos e o que melhorar

3. Descubra o que seu parceiro precisa
Vocês dois devem estar dispostos a fazer o que for preciso para melhorar o relacionamento.

4. Aceite que a estrada é longa
Às vezes você se sentirá como se estivesse dando passos gigantes e às vezes como se as coisas estivessem parando. Isso acontece, principalmente, com a pessoa que foi infiel e se sente arrependida. Ele deve manter uma atitude propositiva e otimista: não vale a pena pedir desculpas todas as vezes, mas fazer coisas que mostram que há uma vontade de apostar no relacionamento.

5. Que promessas você pode cumprir?
Muitas promessas cheias de boas intenções são feitas para recuperar a confiança, mas … você pode mantê-las todas? A pessoa enganada perdoou do coração e está pronta para deixar de lado os ressentimentos? A pessoa infiel está preparada para recuperar seu relacionamento e provar que não será infiel novamente? Comprometa-se apenas com o que você sabe que pode realizar.

6. Pratique os 3 As
Afeto
Atenção
Agradeço
Mostre o quanto você se ama com detalhes diários.

7. Quando sentir que não há progresso, lembre-se do amor
O Dr. Meyers dá o seguinte conselho, especialmente para a pessoa infiel:

Quando você ou o relacionamento se sentirem presos e com dificuldades, lembre-se de parar e se perguntar: “Como você reagiria com amor?” Se você se sentir como um iceberg frio em suas conversas, respire fundo, olhe seu parceiro e diga: “Eu te amo. Você é quem eu amo. Nós importamos. Lamento a dor que causei a você e a nós”. Sinto-me assustado agora, mas vamos superar isso. ”

Com mais de 20 anos de experiência como terapeuta, Meyers reconhece que:

“O caminho da desconfiança na confiança requer perseverança, paciência, comprometimento e tempo”

(Fonte: mundopsicologos.com)

(Imagem: Pixabay)

*Texto traduzido e adaptado com exclusividade para o site Fãs da Psicanálise. É proibida a divulgação deste material em páginas comerciais, seja em forma de texto, vídeo ou imagem, mesmo com os devidos créditos.

Compartilhar

RECOMENDAMOS




Fãs da Psicanálise
A busca da homeostase através da psicanálise e suas respostas através do amor ao próximo.

1 COMENTÁRIO

  1. Acho improvável que confiança possa ser reestabelecida. Talvez para alguns sim… mas para mim não. Passei por algo do tipo com 11 meses de casada, e o amor morreu aos poucos. Meu parceiro fez e ainda faz tudo para recuperar, se passaram 3 anos e meu amor foi morrendo, pq cada esforço da pessoa nos faz pensar que ela só está fazendo aquilo pq sacaneou a relação e vc pensa naquilo todos os dias e isso te magoa… eu não costumo dar duas chances para alguém. Mas eu dei, e Não deu certo! Percebi que não vale a pena… é protelar e perder vida. E a vida tem possibilidades demais… não dá pra ficar com alguém que não te deu valor e sucumbiu aos desejos da carne ou aos hormônios; somos acima de tudo racionais. Cada um tem que saber o que perde e valorizar antes de perder. Alguns erros são irreversíveis, irreparáveis. Ações tem consequências que podem ser drásticas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here