Desde pequenos somos ensinados a não chorar, sermos fortes, não demonstrar nossas fraquezas e nem nossos sentimentos. Quer ver quando o sentimento é a tristeza, ninguém pode ficar triste!?

As pessoas dizem que não podemos ficar tristes. Devemos sempre estar com um sorriso no rosto ou, no máximo, ficarmos sérios.

A tristeza é vista com maus olhos, como se fosse uma doença, como se isso fosse o fim de sua vida.

As pessoas estão tão tristes por dentro que não aceitam a tristeza estampada no nosso rosto. É como se elas fossem lembradas que elas também são tristes e isso gera um enorme desconforto fazendo-as te animar para que não fique triste também.

Leia mais: Você tem direito a um dia cinza

Claro que, quando se está sempre triste, quando tudo se torna cansativo de fazer, quando você se sente inútil por não conseguir sair desse ciclo que é se esforçar a se levantar da cama e quando se levanta quer voltar para ela, isso não é estar triste. Isso se chama depressão e precisa buscar ajuda médica.

Mas aqui, falamos apenas de tristeza, aquela que vem em um dia e logo depois estamos bem. Aquela que vem quando soubemos de algo que nos abala e nos deixa triste ou quando nos vem alguma lembrança ruim.

Leia mais: A confusão entre tristeza e depressão

Tristeza é um sentimento como é a alegria, e por isso deve ser respeitado. Devemos viver a tristeza como vivemos a alegria. Afinal, não é só de dias alegres que passamos.

O que temos que aprender é como viver a tristeza, afinal, quando estamos alegres sabemos muito bem o que fazer: saímos com os amigos, vamos a alguma balada, fazemos alguma trilha, comemoramos a vida. Porém quando estamos tristes o que devemos fazer?

Quando estamos tristes é o momento de nos descobrirmos, de ficar introspectivos. Nessa fase devemos analisar como a tristeza afeta nosso corpo e mente. Devemos procurar entender porque estamos assim, o que trouxe esse sentimento. Se descobrirmos o motivo, devemos tentar entendê-lo e resolvê-lo. Mas primeiramente, devemos aceitar que estamos tristes.

Leia mais: Os introspectivos cabem neste mundo?

Ah, e se não der de resolver o problema, procure aceitá-lo, mas de verdade. Isso melhora muito nossa paz de espírito em relação ao problema. O que não quer dizer que tendo paz de espírito você estará livre da tristeza.

Mas digo, é melhor estar em paz e triste do que não estar em paz.

E chore, permita-se chorar. Isso, realmente, limpa a alma. E aceite aquele abraço de quem se importa contigo ou até mesmo do desconhecido que está ao seu lado.

Leia mais: Quem tem vergonha de chorar?

Não há nada melhor em saber que podemos contar com alguém nesses momentos. Abraços tem o poder de curar!

Mas é isso, estar triste ou alegre são fases. Uma hora está em uma fase e outra hora noutra. O que importa é compreender como você reage nas duas e aceitar-se nas duas. Alguns entendimentos só veem quando estamos tristes.

Via nossa página parceira: Entenda os Homens
Autora: Charlene Peruchi



A busca da homeostase através da psicanálise e suas respostas através do amor ao próximo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui