Muitas vezes, pedimos desculpas porque nos preocupamos demais com o que outras pessoas pensam, ou porque colocamos nossos sentimentos acima de nossas próprias necessidades.

Entretanto, existem situações em que uma desculpa é desnecessária.

Lembre-se que pedir desculpa, não é feio, pelo contrário, quando erramos, o ato de reconhecer um erro, é nobre. Porém, quantas vezes pedimos desculpas por algo que não éramos culpados ou errados?

Abaixo, estão 15 razões pelas quais você nunca deveria pedir desculpas, nem ficar com peso na consciência por causa disso, mesmo que você ache que deve.

1. Nunca peça desculpas por seguir um sonho.
Fernando Pessoa afirmou que “o homem é do tamanho do seu sonho”. Sendo assim, lutar para realizar os nossos sonhos é o que nos torna vivo. Não existe idade para caminhar até os nossos objetivos, nunca será tarde demais, são os sonhos que nos moldam. Se você contentar-se com o que tem e não com o que deseja, você será um eterno infeliz.

2. Nunca peça desculpas por amar alguém
Comemore o fato de que você é capaz de amar. São poucas pessoas no mundo todo capazes de ter uma chance de colocar o amor em primeiro lugar. Não importa quem você ama ou se ele (a) te ama de volta. O fato de você amar é o que realmente importa.

3. Nunca peça desculpas por dizer não
Respeitar o seu próprio limite é um sinal de amor próprio. Se você não pudesse dedicar a algo 100%, você nunca deve se desculpar por dizer não. Grandes influenciadores tem enorme capacidade de dizer ”não”.

4. Nunca peça desculpas por ser imperfeito
Você conhece algum pessoa que seja realmente perfeita? Com certeza não! Isso acontece por que a perfeição sobrevive apenas no mundo das ilusões, no mundo real as pessoas cometem deslizes, sabe por qual motivo? Pois são humanas, estão sempre em busca de evolução e a imperfeição faz parte desse caminhar em busca de ser uma pessoa melhor.
Portanto, respeite suas imperfeições e seja feliz!

5. Nunca peça desculpas por escolher seus objetivos.
Nunca deixe ninguém fazer as escolhas da sua vida por você. Essa pessoa pode até mesmo estar bem intencionada, mas cabe a você fazer as suas escolhas, são elas que definirão seu futuro. Se você colocou algo como um objetivo, acumule forças para chegar até ele e não se desculpe por tratar esse objetivo como algo importante e não admitir que os limitem. Se é algo importante para você, as pessoas que realmente se importam com o seu bem estar respeitarão a sua decisão.

Leia Mais: Pare de aceitar desculpas

6. Nunca peça desculpas por terminar uma relação que não lhe fazia bem.
O único arrependimento que você deve ter por terminar um relacionamento tóxico é por não ter feito isso antes.

Você nunca deve dizer que está arrependido de se livrar de algo que lhe machuca. Compreender que um relacionamento estava lhe fazendo mal e terminar com essa vivência, é algo que você deve sentir orgulho. Celebre a sua coragem, muitas pessoas ficam em relacionamentos horríveis pois tem medo de não encontrarem outra pessoa. Você foi muito inteligente e deu uma verdadeira lição de amor próprio. Abrir mão dela não é algo para sentimento de culpa e sim para alívio.

7. Nunca peça desculpas por ter valores.
Desde que nascemos aprendemos sobre aquilo que realmente moldará a nossa personalidade. São os nossos valores que ditarão aquilo com o que nos identificamos e que não abrimos mão. Então se para você uma ideia não concorda com os seus valores, não se sinta culpado de preservá-los. Não abra mão de defender os seus valores.

8. Nunca peça desculpas por não saber tudo.
Todos estamos em busca constante por conhecimento, é isso que mantém nossa mente ativa. Entretanto somos limitados, é impossível conhecer tudo e saber sobre tudo. Há momentos, em que não sabemos a resposta para algo e devemos reconhecer essa limitação, como sinal de humildade e de capacidade de aprendizagem.

9. Nunca peça desculpas por ter grandes expectativas sobre você mesmo.
Ter grandes expectativas em alguém, pode lhe trazer frustrações. Entretanto, ter expectativas sobre você mesmo não é motivo de se desculpa, apenas significa que você se sente autossuficiente para conquistar o que pretende. Deixe o “sinto muito” para ocasiões em que você realmente cometer um erro.

10. Nunca peça desculpas por gastar dinheiro com você.
As pessoas felizes e bem-sucedidas sabem que, se as compras forem algo saudável e não compulsivo, realizar seus próprios desejos pode ser um bom ingrediente para uma vida plena. O único cuidado é não se perder na sociedade consumista em que vivemos hoje. Nunca peça desculpas por tratar-se de maneira especial.

11. Nunca peça desculpas por dizer a verdade.
Pessoas brigam pela verdade, mas vivem constantemente na mentira, e quando o que falamos não é de seu agrado, nos acham rudes. Pessoas fortes dizem a verdade, por mais dolorosa que seja.

12. Nunca peça desculpas por tirar um tempo para você.
Amar a si mesmo é a mais importante lição para poder amar ao próximo. Se você não tiver amor por si, como o doará? Desta maneira, reservar um tempo para cuidar de si é muito importante para encontrar felicidade. Você pode perceber quando uma pessoa está de bem com a vida, se ela tem uma autoestima estável e para isso é necessário cuidar de si.
Não peça desculpas por ser a sua real prioridade.

Compartilhar

RECOMENDAMOS


Natthalia Paccola
Desde que começou os estudos em Psicanálise e Psicoterapia, a jornalista, bacharel em Direito e mestre em Ciências Naturais pela Unicamp,  Natthalia Paccola levanta uma premissa sobre a sua vida profissional: nunca aceitaria rótulos ou doutrinas acadêmicas. Mas é claro que sofre influências de vários pensadores.Sua grande fonte de inspiração como autoridade em levar Luz para o Bem através de mídias sociais, no entanto,  tem sido os seus próprios seguidores, cerca de 10 milhões que passam semanalmente pela sua Fanpage, Grupos, YouTube, Site, Instragram ou Twitter.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here