É comum que pessoas otimistas sejam valorizadas, afinal é normal e motivador estar ao lado de pessoas positivas, certo? Por outro lado, os pessimistas chegam ao ponto de serem evitados por outros por conta do modo negativo e pouco empolgante de encarar o futuro, podendo ser uma companhia deprimente para muitos.

Qual dessas duas categorias lhe parece mais adequada?

O otimista possui uma espécie de filtro mental onde processa acentuadamente as chances de algo dar certo e minimiza os riscos de não darem. Isso pode ser um problema, afinal ignorar ou minimizar riscos podem tornar a pessoa menos efetiva e engajada com o resultado final e aumentando o risco de fracasso.

Diferente do otimista, o pessimista tende a ser excessivamente detalhista e cauteloso, deixando de correr riscos calculados que poderiam gerar resultados positivos. Além disso, ele também tem pouco apoio dos outros, afinal as pessoas normalmente se distanciam de pessoas negativas.

Você é o tipo de pessoa que enxerga o copo meio cheio ou meio vazio? O que pensamos em determinadas situações pode dizer muito sobre a forma como enxergamos o mundo. Será que você busca pelo lado bom das coisas ou está sempre pensando que tudo pode dar errado? Faça o teste e descubra!

*As nossas postagens são produzidas com o intuito de informar e não substituem a opinião de um profissional de saúde, um diagnóstico médico ou os tratamentos já prescritos.

Quer fazer parte de um grupo só de testes? Clique aqui!

Compartilhar

RECOMENDAMOS


Fãs da Psicanálise
A busca da homeostase através da psicanálise e suas respostas através do amor ao próximo.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here