Nós não criamos fantasias para escapar da realidade; nós criamos fantasias para que possamos ficar. – Lynda Barry

Em 2002, Eliezer (Eli) Somer, da Universidade de Haifia, em Israel, cunhou o termo “Maladaptive Daydreaming” (Sonhos acordados desadaptativos) para significar “fantasia extensiva que substitui a interação humana e ou interfere no funcionamento acadêmico, interpessoal ou vocacional”.

Embora isso possa parecer um bocado confuso, na verdade é considerado um distúrbio bastante comum (a julgar pela multiplicidade de grupos de suporte on-line, blogs e comunidades dedicadas ao MD). Apesar dos fóruns, blogs e pesquisas em torno do MD, ainda é uma condição amplamente mal entendida (e frequentemente mal diagnosticada).

Os sonhadores costumam ser vistos como psicóticos pelo olho não educado, incluindo os médicos, uma vez que ainda não é uma condição amplamente conhecida. A psicose em si é basicamente uma palavra que significa “incapacidade de diferenciar fantasia e realidade”, aqueles com MD podem muito bem entender suas fantasias, elas são apenas isso… fantasias. Alguém com verdadeira psicose não seria capaz de entender que suas fantasias não são reais; sendo essa uma diferença importante entre MD e psicose.

Então, agora que temos tudo isso explicado, vamos para o ponto principal deste artigo: mostrar 10 coisas que você faz se tiver um devaneio desadaptativo:

1. Você tem compulsões (andar, balançar para frente e para trás, bater o pé, etc.).

Sim, isso inclui gestos, palmas e qualquer outro comportamento compulsivo que você faz enquanto sonha acordado. Nós não o culpamos totalmente por ficar tão inquieto enquanto fantasia, pois é muito difícil ficar parado com toda a ação irrestrita na sua cabeça!

O MD tem muitos traços idênticos ou semelhantes ao TOC. Ou seja, as compulsões e a incapacidade de parar de sonhar acordado, especialmente se você tentar se forçar a parar. Assim como obsessões obsessivo-compulsivas, você só precisa seguir os pensamentos até que eles parem por vontade própria. Isso é algo que muitas pessoas têm dificuldade em entender, não apenas com o MD, mas também com o TOC.

Leia Mais: Os sonhadores devem permanecer juntos

2. Você poderia criar uma mídia e ser premiado se você tentasse.

Não é segredo que os MDers podem ser tão criativos quanto uma criança de 5 anos de idade, então por que não poderia usar essas fantasias para criar filmes, vídeos, etc.? Eu acho uma grande ideia. Por que ter vergonha de ter uma quantidade infinita de criatividade?

Mesmo que o MDer não sonhe com mundos alienígenas coloridos estereotipados e com mulheres bonitas, seminuas, eles poderiam criar tantas outras coisas originadas de seus devaneios. Dramas, romances, livros de terror e filmes, e qualquer outra coisa que eles pudessem sonhar.

3. As pessoas constantemente comparam você a alguém com DDA (Défice de atenção) e sempre perguntam se você o tem, ou chamam sua atenção por ter devaneios a cada 3 segundos.

Ok, então talvez você não entre em devaneios a cada três segundos (como eu faço… mas eu realmente tenho DDA), mas você entendeu o ponto. É difícil prestar atenção à realidade quando se torna entediante… como quando fazemos testes, escrevemos, ouvimos nosso tio contar suas histórias. É difícil para nós não nos afastarmos e sonharmos. A maioria de nós não é capaz de ir e voltar entre a realidade e nossos sonhos de bom grado, então, por favor, tenha alguma paciência.

4. Você fala para si mesmo, sussurra para si mesmo e ou fala as palavras que você está dizendo em suas fantasias.

Esta é uma das maiores razões pelas quais os médicos (e os nossos amigos e familiares… talvez até os nossos animais de estimação) nos confundem com os “loucos”. Na verdade, estamos tão encantados com nossas fantasias que nem percebemos que estamos praticamente falando conosco… até você nos olhar como se tivéssemos três cabeças. Como eu disse anteriormente, temos coisas incríveis acontecendo dentro de nossas cabeças… e é difícil para nós não as dividirmos aleatoriamente. Houve momentos em que as pessoas ao meu redor achavam que eu estava tendo uma crise de ausência por causa da intensidade e rapidez dos meus “ataques” sonhadores.

5. Você fica envergonhado e deprimido por suas tendências de sonhar acordado.

Claro, às vezes ser um sonhador desadaptativo é uma grande coisa; como se você fosse um artista ou precisasse de apoio quando não há saídas externas (o suporte pode ser uma lâmina de dois lados, então tenha cuidado com isso). Mas muitas pessoas não percebem como é difícil sonhar constantemente. Pode levar a ansiedade, depressão, obsessões, desrealização e ou despersonalização… etc. Nem sempre é sol e arco-íris em nossa cabeça; tempos difíceis, na realidade, podem facilmente passar para os seus devaneios e levar a cargas mais estressantes do que quer que esteja estressando você na realidade.

Também fica no caminho do funcionamento diário; às vezes a ponto de ser incapaz de satisfazer as necessidades básicas (alimentação, higiene, etc) porque você não consegue sair da sua própria mente. É uma coisa assustadora se realmente pensarmos sobre isso.

Leia Mais: Transtornos afetivos e psicóticos na Esclerose Múltipla

6. Você sente as emoções de seus devaneios como se estivesse realmente vivendo-os na realidade.

Mesmo que você saiba que você não está realmente vivendo qualquer drama, horror, excitação, ou o que está acontecendo na sua cabeça, você ainda sente como se estivesse realmente acontecendo… bem aqui, agora mesmo. Na minha experiência pessoal, isso pode ser incrível e edificante, francamente deprimente ou até mesmo completamente horripilante. Por mais estranho que pareça, não podemos controlar nossas emoções. Podemos escondê-las, mas isso não as está controlando. Isso pode ser uma grande fonte de constrangimento, vergonha, e todas as outras emoções negativas que mencionei anteriormente.

7. Você procura coisas online, ouve música, observa coisas ou lê para alimentar seus devaneios.

Este praticamente se explica. Às vezes, porém, nossos devaneios são alimentados por essas coisas, mesmo quando não estamos tentando. Eu não poderia te dizer quantas vezes eu tive que parar de assistir um filme na metade ou algo assim porque meus devaneios estavam apenas tornando impossível focar no filme… é meio engraçado às vezes, minha mente parece chegar a finais melhores do que o filme real.

8. Você odeia ser interrompido quando está mergulhado em uma grande fantasia.

Isso é ainda pior do que ser interrompido no meio de um filme, livro ou nova música… Não é apenas embaraçoso saber que alguém pode ter visto você interpretar o que você está pensando, mas é simplesmente irritante ficar pendurado quando você está se imaginando como um caçador de recompensas malvado que está perseguindo o criminoso mais infame do mundo.

9. Você deseja que os outros entendam você e suas fantasias.

Todos se sentiram incompreendidos em algum momento de suas vidas; então a maioria de vocês deve saber como isolar a falta de conexão entre os pares. O devaneio desadaptativo ainda é relativamente novo; muitas pessoas não sabem nada sobre isso. Então, aqueles que têm e sabem o que é são deixados no escuro e têm que confiar em fóruns de internet para conhecer outros MDers, já que médicos e terapeutas ainda desconhecem amplamente a existência do MD.

10. Você pensa em devaneios desadaptativos como uma bênção e uma maldição.

Você pode nem sempre pensar assim, mas quando você realmente para pra pensar sobre isso… toda coisa ruim tem uma boa parte. Sim, às vezes o MD fica no meio caminho da vida e ou mexe com suas emoções… mas também tem uma saída criativa que muitas pessoas não têm. Sua mente surge com sonhos acordados tão elaborados e vívidos… utilize-os! Escreva livros e poemas! Use esse seu cérebro criativo!

(Autora: Jessica Calder)
(Fonte Original: thoughtcatalog)
*Texto traduzido e adaptado por Carolina Marucci da equipe Fãs da Psicanálise.

Compartilhar

RECOMENDAMOS


Fãs da Psicanálise
A busca da homeostase através da psicanálise e suas respostas através do amor ao próximo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here