COMO SABER SE É DEPRESSÃO?

É verdade que a depressão é mais caracterizada com tristeza, ansiedade, culpa ou com pensamentos negativos . Mas existem outros sintomas, alguns talvez mais físicos, que também ajudam nesse diagnóstico e você não pensaria em relaciona-los à depressão.

Às vezes a carga do dia a dia é confundida com ansiedade e tristeza. No texto abaixo, você pode identificar sintomas que não são geralmente relacionados à depressão , mas que são igualmente importantes para identificá-la.

1. COMETER MAIS ERROS

A depressão faz sua mente parar de funcionar normalmente. Você se sente mais confuso, mais cansado, tem problemas para se concentrar e isso leva você a cometer mais erros. O problema é que você se culpa por isso e alimenta mais pensamentos negativos, como não ser útil, não valer nada, etc., o que pode agravar a situação.

2. DISPERSÃO MENTAL

Se você sentir que tem dificuldade em pensar claramente, é certamente porque a depressão pode levar a uma atividade cerebral menor por ser uma queda na serotonina (hormônio da felicidade) e um aumento de cortisol (estresse). Isso pode alterar a concentração, a memória, a atenção …

3. ANSIEDADE SOBRE COMER

É muito comum encontrar “refúgio” na comida quando nos sentimos mal. Nesse momento o que geralmente queremos é comer doces e alimentos gordurosos, de modo que, além de comer mal e “ beliscar” mais por causa da ansiedade que sentimos, podemos acabar ganhando peso. Isso, por sua vez, nos faz sentir mal sobre nós mesmos, culpados por não sermos capazes de nos controlar sobre o que comemos, o que “alimenta” pensamentos negativos novamente.

Leia Mais: A culpa nossa de cada dia

4. PROBLEMAS DE SONO

Segundo o Instituto do Sono, 80% dos pacientes com depressão queixam-se de insônia por não conseguir dormir ou não conseguir manter o sono após algumas horas na cama. Apenas em alguns casos as pessoas se queixam de dormir demais. Mas em qualquer caso, é claro que a depressão nos leva a dormir mal e a ficar mais cansados durante o dia.

5. NENHUM DESEJO POR SEXO

Depressão geralmente leva a problemas de autoestima e isso afeta nossa libido, por isso, se você está sem desejo por sexo, considere se há algo mais por trás e não apenas fadiga ou problemas de tempo.

6. MÁ DIGESTÃO

A digestão é um processo muito complexo porque tanto o estômago como os intestinos são órgãos muito cobertos de nervos e, portanto, muito sujeitos à ação do humor. Portanto, a depressão pode se traduzir em problemas digestivos, assim como o estresse.

7. DORES E DESCONFORTO

Você não sabe como ficar, dói o corpo e você não aguenta ficar em uma posição por um longo tempo. Este é um sintoma difícil de se associar com depressão, porque a má postura ou estilo de vida excessivamente sedentário pode causar isso, mas se você não encontrar um porque, verifique como está o seu humor.

8. MOVER-SE DEVAGAR

Este é outro desses sintomas que podem surpreendê-lo, mas a depressão pode afetar as habilidades psicomotoras e fazer com que a pessoa afetada se mova mais lentamente, como em câmera lenta.

9. DOR DE CABEÇA

Vários estudos relacionam dores de cabeça à depressão e são duas doenças que se alimentam uma à outra, porque a dor de cabeça causa angústia, mas a angústia também causa dores de cabeça. Se você tem enxaqueca com frequência, não deixe de consultar o médico.

10. ENORME FADIGA

Depressão deixa você sem energia, tudo custa um enorme esforço. Sentir-se mal faz qualquer ato, mesmo o mais trivial, mais difícil. Ao mesmo tempo, tentar mascarar seus sentimentos aumenta essa fadiga vital que, ao mesmo tempo, também pode ser física, pois afeta a qualidade do sono e a alimentação .

11. TENDÊNCIA AO ISOLAMENTO

Outros sintoma que pode ser atrelado a depressão é a vontade, às vezes inconsciente, de ficar em casa, de não se relacionar com ninguém (ou com o menor número de pessoas possível). Cancelar passeios com amigos, assistir à muita TV ou ficar conectado ao seu celular ou tablet sem realmente prestar muita atenção ao conteúdo pode ser um sinal.

12. ESPINHAS E ECZEMAS

A dermatite tópica está ligada à depressão. É comum que a ansiedade cause eczema e prurido e estes, por sua vez, podem levar à mais ansiedade, num círculo vicioso que pode levar diretamente à depressão.

13. IRRITABILIDADE

As pessoas tornam tudo ruim, não conseguem suportar o bom humor dos outros ao seu redor, esse também é sintoma de uma possível depressão.

Assim, perceba, se você assimilou três ou mais sintomas descritos nesse texto, sugerimos que procure por um atendimento médico ou recorra à psicoterapia, com certeza estudando mais a fundo o seu próprio interior você descobrirá o que está alimentando esses desconfortos emocionais e poderá viver de forma mais plena e realizada.

Autor: Elsa Jiménez

Fonte Original: clara.es

Texto traduzido e adaptado por Carolina Marucci da equipe Fãs da Psicanálise.

Compartilhar

RECOMENDAMOS


Fãs da Psicanálise
A busca da homeostase através da psicanálise e suas respostas através do amor ao próximo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here