No imaginário popular, a palavra “trauma” tem sido associada a eventos negativos e situações difíceis. No entanto, essa concepção de trauma implica ter um lócus de controle externo, colocando responsabilidade nas circunstâncias e tornando-se vítimas passivas. Esse conceito de trauma psicológico algema-nos as mãos e os pés.

Na verdade, cada trauma psicológico é sempre o resultado da interação das situações que vivemos e o significado que atribuímos a eles, o que significa que estamos todos expostos, em maior ou menor grau, a sofrer traumas emocionais que deixam feridas profundas. No entanto, isso também significa que podemos nos proteger de traumas e, acima de tudo, que podemos nos curar.

O que é trauma psicológico?

Pierre Janet resumiu perfeitamente o conceito de trauma psicológico: “É o resultado da exposição a um inevitável evento estressante que vai além dos mecanismos de enfrentamento da pessoa. Quando as pessoas se sentem muito sobrecarregadas por suas emoções, as memórias não podem ser transformadas em experiências narrativas neutras. O terror torna-se uma fobia de memória que impede a integração do evento traumático e fragmenta as memórias traumáticas, separando-as da consciência comum, deixando-as organizadas em percepções visuais, preocupações somáticas e reações comportamentais”.

Isso significa que para que o trauma psicológico ocorra, três condições devem existir:

1. Há um evento que consideramos estressante.
2. Não temos os recursos emocionais e cognitivos necessários para enfrentar esse evento.
3. Incapacidade de processar emocionalmente o que aconteceu, de modo que ficamos presos na memória traumática.

Quando pensamos em traumas psicológicos, geralmente imaginamos situações extremas. Esses são os traumas com o “T” maiúsculo, eventos geralmente inesperados e com grande impacto emocional que esgotam nossos recursos de enfrentamento. Felizmente, esses traumas são menos comuns.

No entanto, existem também traumas com letra minúscula “t”, que são muito mais comuns e podem até se tornar mais perigosos, pois nem sempre conseguimos identificá-los. Esses traumas são causados pela exposição repetida a eventos que acabam prejudicando nossos recursos de enfrentamento, como várias perdas ou situações de humilhação e sofrimento. São “traumas cumulativos”.

Para entender a diferença entre os dois tipos de traumas, podemos imaginar que os traumas com o maiúsculo “T” são um fluxo de água que preenche nosso “copo psicológico” em um piscar de olhos. Traumas cumulativos, com um “t” minúsculo, enchem esse copo gota a gota. No entanto, em ambos os casos, o copo acaba transbordando.

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Muitas pessoas subestimam o trauma com “t” porque seu mecanismo de ação é mais sutil, mas seu efeito cumulativo pode causar uma série de prejuízos. Um estudo conduzido no Hospital Geral de Singapura Changi mostra os efeitos do que poderíamos chamar de “pequenos choques emocionais”.

Esses psicólogos acompanharam durante 9 meses mais de 3.000 pessoas que sofreram um acidente de carro. Eles descobriram que metade deles havia desenvolvido algum distúrbio psicológico como resultado do acidente. No entanto, não foi estresse pós-traumático como geralmente se desenvolve como resultado de trauma com o capital “T”, mas problemas com ansiedade e depressão. Isso indica que é provável que esse acidente tenha sido a gota que encheu um copo psicológico que já estava bastante cheio.

Trauma psicológico: causas e sintomas

Para ocorrer trauma emocional, não é necessário que uma situação preocupante ocorra, também temos de percebê-lo como tal. Portanto, os traumas dependem em grande parte do significado que atribuímos às experiências pelas quais passamos. De fato, estima-se que 64% das pessoas expostas a episódios traumáticos não desenvolvem um distúrbio psicológico.

Para que um evento gere um trauma psíquico, ele deve quebrar nosso equilíbrio psicológico, colocando-nos em uma situação de grande fragilidade emocional e incerteza. Mais tarde, porém estamos bem conscientes de que o “perigo” está atrás de nós, não podemos nos livrar das emoções negativas e a sensação de desconforto que este gera.

Portanto, no fundo, a causa do trauma psicológico é nossa incapacidade de processar emocionalmente as situações vivenciadas. Essas experiências não estão harmoniosamente integradas em nossa linha de vida, mas permanecem ativas em nossas mentes.

A longo prazo, essas experiências podem levar a mudanças na bioquímica do cérebro. Enquanto passamos por uma situação traumática, a amígdala, um dos centros emocionais do cérebro, permanece ativado, o que gera o excesso de cortisol, um hormônio que inibe o funcionamento do hipocampo, uma estrutura chave no processo de simbolização de experiências e tempo em nossa história de vida. Essa é a razão pela qual é muito difícil que experiências traumáticas se tornem fatos narrativos e que possamos virar a página.

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No entanto, nem sempre é fácil reconhecer que estamos sofrendo um trauma, porque às vezes os sintomas do trauma psicológico não são tão evidentes. Cada pessoa reage de maneira diferente, embora alguns dos sinais mais comuns de trauma emocional sejam:

Pesadelos. Mesmo nos casos em que uma dissociação, um mecanismo de defesa, através do qual a situação traumática não permanece no consciente, muitas vezes pequenos pedaços revivem o evento traumático ou aparecem em sonhos e o pesadelo ocorre.

Ansiedade, nervosismo e irritabilidade. Traumas geralmente geram um estado de expectativa ansiosa que nos mantém em suspense, como se algo ruim pudesse acontecer a qualquer momento. Este constante estresse cobra seu pedágio causando irritabilidade e nervosismo, fazendo-o reagir de forma exagerada a situações da vida cotidiana.

Anestesia emocional. Em alguns casos, especialmente quando o impacto emocional foi muito forte, uma espécie de anestesia emocional, um mecanismo de defesa que é ativado para nos proteger de mais golpes, ocorre. De repente, é como se a consciência ficasse perdida, ou desencorajada de qualquer coisa que importe, nos sentimos desconectados de nossas emoções até o ponto em que podemos ficar fora de nós mesmos.

Desamparo aprendido. Traumas cumulativos geralmente geram esse sentimento, que se manifesta com a sensação de que nada do que fazemos pode fazer a diferença. Traumas com “t” tendem a gerar um mecanismo de defesa passiva, limitamo-nos para nos proteger, porque acreditamos que qualquer esforço é inútil, gerando um sentimento de impotência, que normalmente acaba provocando sintomas depressivos, já que nós não somos capazes de vislumbrar uma saída dessa situação, então, apenas sofremos.

Culpa e vergonha. Às vezes, podemos experimentar um profundo sentimento de vergonha, especialmente quando acreditamos que a situação traumática foi culpa nossa, o que por sua vez gera vergonha. Nós também podemos reagir contra nós mesmos ficando com raiva ou culpar o mundo pelo o que aconteceu, ficamos à procura de um sentido para o que aconteceu, mas não podemos encontrá-lo, e é o que nos frustra.

Sintomas psicossomáticos. Frequentemente os traumas psicológicos acabam gerando problemas que impactam na saúde física. O mais comum é manifestar por meio de dores musculares, mas também pode provocar problemas de pele, dores de cabeça, dificuldades gastrointestinais gerar ataques de pânico ou levar a doenças psicossomáticas muito mais complexas.

Como superar um trauma?

Superar um trauma não é fácil, muitas vezes é necessário contar com um psicólogo, já que cavar a ferida emocional sem o conhecimento adequado pode fazê-lo supurar mais, causando danos ainda maiores. No entanto, o que podemos fazer é “nos proteger” contra traumas emocionais. Tem sido apreciado dois fatores que aumentam as chances de viver uma situação traumática:

• Ter problemas psicológicos antes da situação traumática, como sofrer de estresse, ansiedade ou depressão.

• Evitação experiencial, evite memórias, sentimentos ou pensamentos relacionados ao episódio traumático.

Portanto, encher sua mochila com ferramentas para a vida vai ajudá-lo a enfrentar melhor as situações difíceis, para que elas não se tornem um trauma. O primeiro passo é entender que os traumas não são experiências, mas respostas emocionais, por isso é nelas que devemos trabalhar.

(Fonte Original: rinconpsicologia)
*Texto traduzido e adaptado por Carolina Marucci, da equipe Fãs da Psicanálise.

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