Muitas coisas inesperadas podem acontecer em nossa vida e elas levam tempo para serem superadas. No entanto, há algo que você precisa entender: aconteça o que acontecer, você pode, você aguenta passar por isso.

Permanecer positivo quando você está passando por uma situação complicada às vezes parece difícil. Afinal, suas emoções podem tirar o melhor de você, e pode sentir como se estivesse em um buraco profundo, sem saída. O que você pode fazer sobre isso?

Normalmente, a maioria das pessoas fica bem para baixo por alguns dias, mas isso deve ser somente por dias, não por meses. É natural reclamar, ficar triste ou não sentir vontade de fazer nada ou de se esforçar. No entanto, isso tem que terminar em algum momento.

Isolamento pode ser positivo ou negativo

Muitas pessoas se fecham quando estão passando por uma situação difícil! Em vez de procurar ajuda, confiar nos outros, ou até sair para limpar a cabeça, elas se isolam.

O isolamento pode realmente ser muito positivo. Ajuda-nos a encarar nossas emoções, senti-las e nos dá tempo para poder administrá-las. Além disso, estar sozinho pode nos permitir focar nas circunstâncias. Dessa forma, nos damos tempo para analisar a situação de diferentes perspectivas, ponderar as opções e tomar uma decisão sobre o que fazer.

No entanto, esse isolamento não deve durar muito tempo. Pessoas que ficam reclamando ou se sentindo vítimas quando a vida lhes causa uma surpresa inesperada podem cair em depressão como resultado dessas atitudes. Nestes casos, o isolamento não é uma maneira saudável de se dar tempo ou encontrar uma solução. Se a sua casa se tornar um refúgio onde você se sente seguro e confortável, é hora de sair e seguir em frente.

Sempre haverá novas coisas para resgatá-lo

Todo mundo tem seus próprios gostos e paixões que os fazem sentir-se positivos. Portanto, quando se deparar com uma situação difícil, uma ótima maneira de se sentir melhor e mais esperançoso é dedicar seu tempo àquelas coisas que lhe trazem prazer. Talvez ir à ginástica faça você se sentir bem. Ou talvez pintar relaxe você. Até ir ao cinema pode ajudá-lo a tirar o peso emocional de seus ombros.

Não se trata de fugir dos problemas e não pensar neles, entretanto fazer essas atividades pode chamar sua atenção e fazer você se sentir bem para não cair na armadilha do isolamento e da auto piedade.

Leia Mais: O que não te contam sobre ser forte o tempo todo

Fazer as coisas que você gosta, cuidam de si mesmo e ajudam a evitar que você caia em uma espiral de apatia ou negatividade da qual você nunca poderia sair.

Não acredite por um segundo que esta situação é o fim do mundo. Somos todos capazes de superar quaisquer circunstâncias difíceis. O problema é que às vezes não vemos a saída porque não temos confiança suficiente em nós mesmos.

Aprenda a ser mais resiliente

A resiliência é uma habilidade que ajuda muito ao enfrentar uma situação difícil. A resiliência ajuda a superar as adversidades de maneira eficaz, independentemente de sua gravidade. Entretanto, para ser resiliente, você precisa colocar certos hábitos em prática e mudar algumas crenças. Por exemplo, você precisa ser mais flexível quando confrontado com a mudança e evitar a necessidade de situações de controle.

Também é importante cercar-se de pessoas positivas, porque se você estiver cercado de pessoas negativas, sua resiliência ficará mais fraca em vez de mais forte.

Que outras coisas você pode aprender para ser mais resiliente?

• Veja os problemas como uma oportunidade.
• Pratique a atenção plena.
• Conheça a si mesmo e esteja ciente de suas habilidades e limitações.
• Cultive o otimismo realista.
• Não perca seu senso de humor.
• Apoie-se com amigos ou procure ajuda profissional.

Quando você se depara com uma situação difícil, como lida com ela? Você acha que é uma pessoa resiliente ou precisa praticar e fortalecer sua resiliência?

Lembre-se: aconteça o que acontecer, você pode passar por isso!

(Fonte Original: steptohealth)
*Texto traduzido e adaptado por Carolina Marucci, da equipe Fãs da Psicanálise.

Compartilhar

RECOMENDAMOS


Fãs da Psicanálise
A busca da homeostase através da psicanálise e suas respostas através do amor ao próximo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here