Casais felizes tem discussões, mas a diferença é que eles sabem como lidar com o conflito da melhor maneira para evitar que isso interfira no seu relacionamento.

Quando você fala de um casal feliz, você provavelmente nunca imaginou que eles poderiam ter algum tipo de problema. Você assume que, se eles são felizes, suas vidas são perfeitas, mas a realidade é que, em algum momento, eles tiveram que enfrentar algumas desavenças.

Aprenda sobre as principais discussões que todo mundo tem. Você descobrirá que o segredo está na honestidade e na comunicação aberta.

1- Como reagir quando um de vocês está de mau humor

A felicidade não é um estado mental contínuo. Por uma razão ou outra, haverá fatores que afetam o seu humor e explodirá a feliz bolha do casal, causando uma discussão. Quando você está de mau humor, várias coisas acontecem.
Você:
– Tem uma mudança completa de atitude
– Não quer falar com ninguém
– Esquece certos detalhes
– Esquece momentaneamente as necessidades do seu parceiro
– Está mais propenso a iniciar uma discussão

É importante saber como a outra pessoa reage e como você evitará que a situação fique fora de controle.

Você pode estabelecer algumas diretrizes básicas, como:
– Se afastar da pessoa com raiva até que seu humor melhore
– Evite fazer piadas ofensivas se a pessoa estiver muito sensível

2- Distribuição das tarefas domésticas
Quando você toma a decisão de morar junto ou se casar, uma conversa que todo casal feliz tem é como as tarefas domésticas serão realizadas.

Embora seja menos comum encontrar homens com ideias chauvinistas, é sempre uma boa estabelecer quais tarefas correspondem a cada pessoa. Além de evitar qualquer mal-entendido e perda de tempo, os dois serão capazes de se organizar muito melhor.

Se você descobrir que seu parceiro tem algumas ideias de gênero, agora é um bom momento para informá-lo sobre suas expectativas. Lembre-se que muitas pessoas foram criadas dessa maneira, então não é simples estabelecer novos hábitos.

Leia Mais: Quando fazer terapia de casal?

3- A sogra
Há um mito geral de que as sogras criam problemas em um relacionamento. Isso só acontece, no entanto, quando afetam a harmonia em sua casa. Além das diferenças interpessoais que já podem existir, a chegada de um parente pode complicar sua vida, se quiserem interferir mais do que deveriam.

Isso pode levar a tensões, mudanças de hábitos e desconforto geral. A boa notícia é que este é um dos problemas que todo casal feliz tem, então você não está sozinho.

Você deve estabelecer os limites que qualquer membro da família ou convidado deve manter em sua casa para respeitar sua privacidade e independência. Um casal estável e compreensivo será capaz de resolver esta situação sem argumentos ou brigas sobre o terceiro que pode estar causando danos ao relacionamento.

4- Um de vocês nunca chega na hora
Outra discussão que todo casal tem refere-se à quantidade de tempo que você deve esperar que o outro faça alguma coisa, mesmo que você tenha acordado um horário específico.

Há a noção de que as mulheres tendem a fazer com que seus parceiros esperem, mesmo que não seja exatamente verdade. A verdade é que os homens também caem nesse hábito e é importante falar sobre como você reagirá para evitar uma discussão.

Pode parecer uma questão menor, mas é algo que incomoda seriamente algumas pessoas. Se este for seu parceiro, determine por quanto tempo o tempo de espera é válido e o que fazer se for excedido.

5- Seu “ex” não vai te deixar em paz
Um problema que pode desencadear algumas discussões intensas é quando um de vocês tem um ex que não entende que é parte do passado. A presença dessa pessoa em suas vidas pode desequilibrar seu relacionamento e levar a inveja e brigas. Se este for o seu caso, você tem que entender que você não pode controlar as ações da outra pessoa… apenas a sua.

Aqui estão algumas coisas que você pode fazer:
– Ignore o ex.
– Saia do ambiente onde se encontram, de um espaço.
– Tome medidas legais se o comportamento for sério.

6- Tempo em redes sociais
A internet está aqui para ficar e pode ser um dos gatilhos de discussões que todo casal tem. Quanto você vai compartilhar? Você publica todas as suas fotos no Facebook ou no Instagram? Onde está a linha de privacidade que vocês dois devem respeitar?

Quando o uso de redes sociais se torna um vício, geralmente leva a discussões. Se você quer ser um casal de sucesso, estabeleça alguns desses limites desde o início. Lembre-se de que você sempre pode fazer alterações se achar necessário, mas precisa ter uma linha de base com a qual esteja confortável.

Você já teve algumas dessas discussões com seu parceiro? Você acha que está perdendo alguns pontos-chaves que podem tornar seu relacionamento ainda melhor?

(Fonte Original: steptohealth)
*Texto traduzido e adaptado por Carolina Marucci, da equipe Fãs da Psicanálise.

Compartilhar

RECOMENDAMOS


Fãs da Psicanálise
A busca da homeostase através da psicanálise e suas respostas através do amor ao próximo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here