Normalmente, quando algo me incomoda, irrita ou dói, digo imediatamente. Expressar esse desconforto permite que eu me liberte dele, pelo menos em parte. Se eu fizer o contrário e me calar, acabo me sentindo duplamente irritada.

Obviamente, nem todas as pessoas reagem da mesma maneira. Existem aqueles que preferem permanecer em silêncio. No entanto, a verdade é que o melhor momento para mostrar que algo te incomoda é agora. Se você esperar, talvez seja tarde demais e acabe se recriminando pelo que não disse ou não fez, prendendo-se a um ciclo de pensamentos repetitivos que vão te prejudicar.

Por que é importante expressar nosso desconforto imediatamente?

– Porque ninguém deveria nos fazer sentir mal. Se alguém ultrapassa os nossos limites e nos faz sentir mal, não devemos permitir que continue. De fato, quanto mais cedo pudermos agir sobre o assunto, melhor, porque não iremos alimentar o fogo das emoções negativas. Lembre-se de que ninguém pode prejudicá-lo sem o seu consentimento.

– Porque é importante fazer valer nossos direitos. Todos nós temos direitos básicos, e os outros não podem pisoteá-los. Se uma pessoa nos ignora sem motivo, se comporta de forma agressiva ou nos humilha, temos o direito de pará-la.

– Porque é o caminho mais rápido para resolver um problema. Quando falamos de um comportamento que nos incomoda, o assunto geralmente não tem grande importância, é resolvido e termina aí. No entanto, se permanecemos em silêncio, mas continuamos ofendidos, continuaremos a levar esse problema conosco.

Lembre-se de que tudo o que nos incomoda e não falamos acaba acumulando dentro de nós. Se, em um relacionamento, engolimos um sapo após o outro, a raiva e a frustração acabarão explodindo no momento mais inadequado e nos farão dizer ou fazer coisas das quais nos arrependeremos.

A capacidade de se afirmar sem ferir os outros

Assertividade é uma capacidade que nos permite afirmar-nos sem prejudicar os outros. Quando somos assertivos, somos capazes de defender nossos direitos e expressar o que sentimos sem ferir os sentimentos das pessoas ao nosso redor. Trata-se de defender nosso espaço e, ao mesmo tempo, respeitar o espaço dos outros.

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O principal problema é que quando algo nos incomoda, ficamos imediatamente irritados, zangados ou frustrados. Então deixamos que essas emoções falem por nós e, ao reivindicar nossos direitos, acabamos agredindo aos outros. Em vez de afirmarmos o que queremos, acabamos atacando. E este não é o objetivo.

Portanto, quando algo nos incomoda, irrita ou prejudica, devemos tentar ser assertivos o máximo possível. Dê um passo atrás, metaforicamente falando, tente se afastar de suas emoções e torne-se um observador externo. Só então você pode expressar o que não gosta.

Por exemplo, você pode dizer: “Eu não gosto que você grite comigo, isso me deixa desconfortável. Acho que nos entenderíamos melhor se você abaixasse sua voz .” Dessa forma, você não apenas expressa seu desconforto, mas também fornece uma solução.

Quando você age com tranquilidade, a outra pessoa percebe que cruzou certos limites. Na verdade, é provável que tenha feito isso sem perceber. Mas se você ficar irritado e gritar com a pessoa, só fará a situação se degenerar rapidamente.

5 regras para expressar o que incomoda

1. Use expressões que denotem sua maneira de sentir, como “eu quero”, “eu gosto” ou “eu sinto”. Dessa forma, você pode estabelecer um vínculo emocional mais profundo com a outra pessoa. Por exemplo, em vez de dizer: “Estou cansado de você gritar comigo”, você pode dizer: “Eu não gosto que grite comigo, quando você faz isso, me sinto mal.”

2. Reconheça o positivo do seu interlocutor. Não se trata de elogiá-lo, mas você pode destacar alguma qualidade positiva, então ele será mais receptivo à sua mensagem. Por exemplo, você pode dizer: “Normalmente você é uma pessoa muito calma, mas agora você está gritando comigo.”

3. Não use reprovações, ironias ou desprezo. Se você quer que os outros respeitem seus direitos, você também deve respeitá-los. Isso significa que devemos tratar os outros como gostaríamos que eles nos tratassem. Não recorra à humilhação, recriminações e sarcasmo para ferir o seu interlocutor. São golpes baixos que não fazem de você uma pessoa melhor e não levam a lugar nenhum.

4. Seja conciso. Muitas pessoas têm medo de perder a aprovação dos outros, então acabam dando voltas sobre o assunto e, no final, não chegam a seu objetivo. Se algo te incomoda, preocupa ou inquieta, esclareça imediatamente. Não tenha medo de expressar sua opinião. Na verdade, é melhor que você seja direto para não causar mal-entendidos. Por exemplo, em vez de dizer: “Você sempre se comporta assim”, você pode ser mais específico: “Incomoda-me quando você grita comigo”. Lembre-se de que não se trata de atacar a pessoa, mas de apontar um comportamento ou atitude de que você não gosta.

5. Forneça uma solução. Em muitas ocasiões, expressamos como nos sentimos, mas não conseguimos enxergar uma saída, então o problema permanece sem solução. De fato, devemos ter em mente que nosso interlocutor provavelmente também se sente sobrecarregado ou frustrado. Portanto, sempre que indicarmos algo que nos incomoda, seria conveniente propor uma solução, indicar outra maneira de fazer as coisas. Por exemplo, você pode dizer: “Não gosto que você grite comigo. Sugiro que saiamos para dar uma volta e conversemos calmamente.”

(Fonte: rinconpsicologia)
*Traduzido e adaptado por Marcela Jahjah, da equipe Fãs da Psicanálise

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