Alguns pensamentos são tão absurdos que a pessoa pensa estar ficando louca.

– Doutor, às vezes acho que estou ficando louco(a), tamanho absurdo que me vem à cabeça. Tenho medo de perder o controle.

Essa dúvida acomete grande número de pessoas que relutam até em contar a natureza de seus pensamentos, de tão estranhos que eles parecem.

Existe uma fórmula muito simples capaz de tranquilizar a maioria das pessoas: “quem tem medo de ficar louco não está louco”.

As ideias absurdas que vêm à cabeça são chamadas ideias obsessivas e, em um grau maior ou menor, todos nós as percebemos alguma vez na vida.

Durante períodos em que experimentamos algum estado emocional mais alterado essas ideias obsessivas podem aumentar muito.

Para saber se essas ideias recorrentes e absurdas devem ser tratadas leva-se em conta o grau de comprometimento que elas determinam na qualidade de vida da pessoa; interferência nas atividades cotidianas, produção de ansiedade importante, etc.

A simples ocorrência esporádica, ou durante um período da vida da pessoa, dessas idéias obsessivas não caracteriza um Transtorno Obsessivo-Compulsivo. Trata-se, na maioria das vezes, de um sintoma indicativo de algum outro estado emocional alterado, tal como ansiedade, depressão, estresse pós-traumático, etc.

As Ideias Obsessivas, por definição são consideradas alterações do pensamento, mais precisamente, do conteúdo do pensamento.

São pensamentos que se intrometem indesejavelmente em nossa consciência, aparecem de maneira insistente e repetitiva e são reconhecidas pela pessoa como incômodas e absurdas.

Portanto, para que sejam Ideias Obsessivas é necessário serem involuntárias, persistentes, repetitivas e, finalmente, reconhecidas como absurdas pela própria pessoa, ou seja, ela deve ter crítica sobre o conteúdo ilógico de tais pensamentos.

Por definição, o pensamento obsessivo aparece na consciência persistentemente, com grande dificuldade de afastar-se dele por esforços voluntários e, consequentemente, dificultando o curso normal dos outros pensamentos, mesmo que a pessoa se dê conta de sua falta de fundamento, de lógica.

Essas Ideias Obsessivas estão tão enraizadas na consciência que não podem ser removidas simplesmente por um aconselhamento razoável, nem por livre decisão do paciente. Elas parecem ter existência própria e emancipada da vontade.

Por não comprometerem o juízo crítico, os pacientes têm a exata noção do absurdo de seu conteúdo mental. Como foi dito, em maior ou menor grau as Idéias Obsessivas ocorrem em todas as pessoas, notadamente quando crianças.

As Ideias Obsessivas mais leves podem aparecer, por exemplo, como uma música conhecida que “não sai da cabeça”, ou a ideia de que pode haver um bicho debaixo da cama, ou que o gás do fogão pode estar aberto apesar da lógica sugerir estar fechado.

Em crianças aparecem como certo impedimento em pisar nos riscos da calçada, uma obrigatoriedade em contar as árvores da rua ou os carros que passam, etc. Estas ideias obrigatórias, quando exageradas geram significativa ansiedade ou sofrimento.

Outras vezes as Ideias Obsessivas podem ser mais incômodas além de absurdas, como o medo de perder o controle e ter algum eventual impulso suicida , como por exemplo, saltar da janela de edifícios, ou ser acometido subitamente por impulsos de agressão e ferir pessoas.

Neste último caso a obsessão está justamente em acreditar que, diante de um mal estar súbito, perder o controle e executar impulsivamente aquilo que sugere tais idéias intrusas.

Algumas Ideias Obsessivas são mais bizarras ainda, assustando muito a pessoa que as experimenta. Há casos de pessoas que se sentem extremamente desconfortáveis quando estão próximas de objetos pontiagudos (facas, foices, tesouras, etc.), devido a ideia indesejável de que podem, repentinamente e misteriosamente, descontrolar-se e matar alguém ou ferir-se a si próprias.

Um paciente abreviou suas férias, assustado, porque ficava o tempo todo incomodado pensando que poderia descontrolar-se e se atirar da janela do apartamento onde se hospedara.

É muito importante ressaltar que a ansiedade da pessoa com Ideias Obsessivas aumenta na proporção em que tem crítica sobre o absurdo de suas ideias e, mesmo assim, não consegue deixar de pensá-las.

Desta feita, as Ideias Obsessivas são processos mentais de natureza forçada, involuntárias, impostas ao psiquismo, incômodas, as quais entram na mente contra uma resistência consciente da pessoa.

O pensamento obsessivo tem roteiro ou tema variadíssimo, de pessoa para pessoa. Como dissemos, caso desde discretamente absurdos aos mais bizarros. Há pessoas que apresentam idéias invasivas de estarem mortas ou com partes de seu corpo mortas, outras pensam que seus cérebros podem começar a não obedecer a seus desejos e assim por diante.

Algumas Idéias Obsessivas bizarras que podem fazer a pessoa pensar que está ficando louca:

  • Às vezes acho que meu cérebro pode “se rebelar” e não obedecer ao que estou querendo que ele faça.
  • Aquilo que estou fazendo não sou eu, mas meu cérebro.
  • Posso perder o controle e ferir pessoas queridas.
  •  Se eu for um cachorro e não uma pessoa?
  •  Depois de ouvir um apresentador falar “não cobice o que não é seu” começo pensar se eu não roubei coisas dos outros. Será que não roubei o carro de minha vizinha?
  •  Tudo o que eu vejo, penso que eu poderia estar comendo: “vejo o sofá e me imagino comendo-o”.
  •  Acho que estou morto “por dentro”, estou vivo só por fora.
  •  Eu não sou quem eu acho que sou.
  •  Tenho alguma coisa diferente em mim que afasta todo mundo.
  •  Será que aquilo que vejo é mesmo aquilo que existe?
  •  Aquilo que fizeram comigo quando eu trabalhava no escritório X há 5 anos está sendo objeto de anedotas entre meus colegas.
  •  Meus colegas tentam me testar moralmente para ver se eu consigo me conter e não fazer “nada de errado”.
  •  Os números sempre querem dizer alguma coisa.

A própria ideia de morte iminente ou grave doença cardíaca, neurológica ou neoplásica que pode aparecer na Síndrome do Pânico ou nos transtornos de somatização não deixa de ter uma natureza obsessiva, uma vez que os pacientes “sabem”, na intimidade de suas consciências, que isso é fruto de sua emoção mas não conseguem deixar de elaborar tais ideias.

Quadros psiquiátricos onde mais comumente encontramos Idéias Obsessivas:

  • Transtorno do Espectro Obsessivo-Compulsivo (veja aqui)
  • Ansiedade (seja na Fobia, na Síndrome do Pânico, Somatização ou Ansiedade Generalizada)
  • Transtorno de Estresse Pós-Traumatico (veja aqui)
  • Depressão Grave

No Transtorno de Estresse Pós-Traumático, que geralmente acontece depois de alguma experiência traumática (assaltos, acidentes de grandes proporções, guerra, etc.), faz parte do quadro a pessoa sentir-se invadida por pensamentos obsessivos sobre a possibilidade iminente da experiência se repetir a qualquer momento.

Algumas Ideias Obsessivas, principalmente aquelas consequentes aos estados depressivos (geralmente graves), podem refletir um componente psicodinâmico muito importante, como por exemplo, podem representar a manifestação simbólica de algum sentimento de culpa antigo.

Nesses casos, além do tratamento psiquiátrico do problema emocional subjacente, por exemplo, da depressão e de estados ansiosos, será imprescindível também um tratamento psicológico.

Referência Bibliográfica:

– Ballone, GJ – Idéias absurdas e medo de ficar louco(a), in. PsiqWeb, Internet, disponível em http://www.psiqweb.med.br/, 2009.

(Autor: Dr. Geraldo José Ballone)
(Fonte: psiqweb.med.br)




A busca da homeostase através da psicanálise e suas respostas através do amor ao próximo.

30 COMENTÁRIOS

  1. Nossa, to passando por algo parecido. Só que meu problema é que meus reflexos, qndo to olhando reto e por exemplo tem um lençol branco do lado, logo vem na cabeça “Eita tem um fantasma ali” coisa surreal, ai qndo viro é o lençol. Tipo, uma vez tentando provar q aquilo n era real imaginei um dragao do meu lado, qndo virei obvio q ele n tava lá. Mas ai depois ficou na minha cabeça, e se vi o dragão mesmo? Só q sei q n vi. Mas esse lance de achar q será q viu é mto surreal. Sofro com ansiedade a dois anos, tive sindrome do pânico e tal. Queria saber mais a fundo se isso tem haver com ansiedade ou com toc?

  2. Foi o primeiro site que encontrei que descreve exatamente como me sinto, acho q isso eh bom.. Eh um começo para melhoras… Mas como posso fazer isso? Um pouco antes de começar estava pensando que não me sinto mais viva, mesmo estando… Não quero ser assim, não quero pensar assim, quero ser normal.. Estar bem, quero me relacionar com as pessoas sem essas paranóias, achava q estava ouvindo vozes, mas pelas descrições acho q eh o meu cérebro me pregando uma peça, tava achando q estava ficando Louca, mas pelo q li, não eh, que bom, uffas….Mas mesmo assim só queria melhorar!

  3. Que legal ler os comentários de vcs. Muito bom ter um espaço para trocarmos umas ideias. O que nos deixou bastante aliviados ao ler o texto é sabermos que não estamos loucos… e nem estamos sozinhos. Grande abraço, pessoal e ótimo texto, Dr. Obrigado

  4. eu comecei assim no meu pensamento vinha tipo Alguem mandando eu matar alguem da familia pois ele queria que ia logo para gloria q ia me perdoa,tipo passando por Deus,ai fiquei disisperado aquela sensacao de enfarto,tonteira,aperto no peito,sufocamento perde ate vontade de ler a biblia.

    • Tudo que vinha á minha mente,eu sei que nâo é meu,nem EU,daí,pensei”quem manda aqui Sou Eu e nâo aceito NADA que nâp seja de natureza ḐIVINA,de onde eu me reconheco sendo PARTE!

  5. Sinto que vou enlouquecer, perder o controle, quebrar tudo, andar por cima dos carros no meio rua, sinto que perde a noção da realidade….
    Fico pensando frequentemente que vou ter um AVC e morrer…

    • Te entendo. E por causa das sensações vindas dessas ideias,eu meio que estou fora do mundo real. Estou desligada. Eu só me preocupo com questões irreais,sem nexo e ridículas ?
      Eu realmente sinto que tô ficando louca. É agoniante. Nunca mais fui a mesma. Ainda tenho outras ideias ridículas

  6. rita. isso com certeza é um transtorno de ansiedade ou depressão , aconselho a você procurar um psiquiatra
    ele irá te dar medicamentos anti-depressivos e com certeza você irá melhorar, lembre-se pensamentos negativos meche com o cérebro, pense em coisas boas , porque você não vai enlouquecer

  7. Rita,me sinto assim como você. Penso que vou enlouquecer com tantos pensamentos,minha
    cabeça não para um só minuto, são tantos pensamentos ao mesmos tempo que não dou conta.

  8. Às vezes quando eu to em um restaurante? Eu fico com medo de perder o controle e subir em cima da mesa fica nua na frente de todo mundo..ou se eu me sinto perto de alguém eu fico com medo de desprender de mim e fazer algo sexual com alguém! Eu jamais faria uma coisa do tipo…mas, eu confesso que penso essas coisas

      • As vezes acho que posso me tornar uma pessoa ruim, ou um louco, por conta desses pensamentos que vem do nada, são estranhos e alguns totalmente sem nexos, teve um tempo que isso atrapalhava até mesmo na igreja, eu tinha pensamentos muito estranhos e irracionais com relação a imagem de Deus, uma coisa muito ruim mesmo, ai eu ficava “meu deus, o que ta acontecendo comigo, como faz pra parar, tenho medo de ficar louco ou sla” fora que também sou muito impressionado com doenças, tenho medos e tais..enfim, é cansativo pensar muito…

  9. Eu as vezes tenho a sensação de que o que vejo não é real…. e me dou um tapa na perna pra sentir dor e sair dessa ideia maluca.
    Também eu estou tendo uns micro-cochilos… que em poucos segundos de cochilo já sonho algo maluco misturado com a realidade ou com o que estou vendo na TV ou ouvindo ao redor.
    Dizem ser uma tal de “hipnagogia” e que artistas usam para obter ideias criativas. Eu tenho muita criatividade, sou bastante criativo, sei fazer e contruir muita coisa, desenhar, pintar, sei mecanica, astronomia, sou analista de sistemas e alguns amigos meus me chamam de enciclopédia ambulante. Acho q meu cerebro está sobrecarregado de pensamentos e criatividade presa… pois nesse mundo moderno, corrido, acelerado demais, que vivemos hoje, não nos permite viver direito ou ter tempo para as coisas boas da vida.
    É por isso que pessoas suscetíveis a isso, sofrem com esses transtornos.
    Já fui em psicólogo, e hoje já conheço meus problema real que é o “medo” de enlouquecer, e estou tomando remédio manipulado natural pra melhorar minha produção de triptofano e serotonina.

  10. Galera, sofro e sofri muito disso na minha vida. Sempre com medo de fazer as coisas que não quero. É uma agonia muito grande, estou em tratamento e tenho certeza que tudo vai melhorar.

  11. Sinto-me incompreendida… Sinto-me como se tivesse a consciência do que eu sinto mas ao mesmo tempo uma angústia e um medo por não conseguir controlar os meus pensamentos. Aconteceu faz três semanas, estava num shopping a fazer compras e tive um ataque de pânico e desde então, que fiquei perturbada, e deixo para ultima ipotese recorrer a medicamentos…

  12. Eu tbm estou passando por isso e muito ruim só vem na cabeça coisa que vou fazer matar alguém são ideais que não são minhas vou começar o tratamento!!!

    • Lilian Maria essas tais pessoas civilizadas só querem te entupir de porcarias,com a justificativa de “que isso é pro seu próprio bem”besteira eles só querem se sentir superiores a você,querem que você conviva “civilizadamente”como um cachorrinho que não sai da linha,acredite em mim quando eu digo que eles não passam de animais,ao mínimo sinal de perigo fazem o possível para erradicar

  13. Meio que eu não me reconheço sem a ansiedade. E um pensamento absurdo meu é que as pessoas estão falando isso pq querem que eu melhore. Fico pensando “será que isso é real?” É normal?

  14. Vivo com isso há dez anos! Desde meus 19 anos! No primeiro ano achei que não viveria nem aos 25 e que não valeria a pena viver assim. A melhor coisa foi fazer terapia e tomar medicamentos. Há 6 anos tive alta da terapia e até hoje tomo medicamento em dose bem reduzida. Passei anos sem ter nada. As vezes vem em proporções menores. Hoje veio bem fraco, achei o site e achei legal compartilhar. Vivo com o transtorno e vivo bem, muito bem. Tou terminando a faculdade, noiva, vivi momentos incríveis. A ansiedade tá aqui sempre, as vezes total adormecida, as vezes vem. Mas respeito o que tenho e me cuido sem preconceito com nada. Não deixe o tratamento pra lá, não tenha vergonha disso, isso é uma doença, não é vc! Hoje isso tudo me fez muito mais humana, sei que nunca ela vai me deixar, mas sei que sou maior que ela. Viva e seja feliz! Viver não é fácil mas vale a pena!

  15. É uma mistura de sentimentos…. tenho medo de ficar louca, perder o controle, gritar em público, ferir pessoas e ter ideias não realistas…. O grande problema que me aflige mais ainda é que eu tenho pessoas na família que tem esquizofrenia e isso me dá mais medo ainda….Isso é um inferno interior…

  16. Sofro disso há 2 anos e faço tratamento. Há uns dias atrás interrompi o tratamento pra começar um outro pra Déficit de atenção, mas logo tive que retomar.. Começaram voltar os pensamentos, que são relacionados a tudo que pode me deixar mal. Pensamentos torturantes em tudo o que eu faço, pra eu ficar mal, e no subconsciente é ficar mal até o ponto de cometer alguma besteira ou ficar louco… Tudo o que eu faço tenho pensamentos torturantes quando estou em algum dia vulnerável.. desde rezar, fazer qualquer atividade do dia, tomar banho, comer, tudo tenho pensamentos de que se eu o fizer vou ficar mal (mas tudo que eu penso é muito inteligente voltado ao lado negativo, minha cabeça consegue contornar qualquer pensamento positivo e criar um negativo que destrua o positivo de forma inteligente). Ultimamente só o fato de ver alguém da minha família fico imaginando como seria se eu cometesse suicídio. Sempre fui a pessoa mais de bem com a vida antes disso tudo, e ter esses pensamentos me torturam muito por dentro e tenho medo de não conseguir sair dessa prisão de novo. Essa noite tive um pequeno surto quando comecei imaginar que iria ficar louco, pois a sensação é de que realmente estava. Não vejo a hora de o tratamento começar a surtar melhores efeitos novamente

  17. Muito bom o conteúdo, de uma semana pra cá tenho passado por isso, ando tendo pensamentos muito absurdos e ilógicos achei que estava a ponto de surtar e tendo muita ansiedade. Esse artigo me deu uma acalmada mas de qualquer maneira hoje tenho consulta com um psiquiatra, espero que ele possa me ajudar pois viver assim é horrível!!

  18. Varías Vezes vem Pensamentos ruins em mim! Como por exemplo:
    De que eu tenho Esquizofrenia, ou de que vou matar a minha família, ou de que eu vou surta! E Horrivel!
    Porém, tudo aponta que isso seja Apenas Ansiedade, ja que quando eu penso isso aparece Sintomas Identicos aos da Ansiedade! Vou No Psicologo…..fé em Deus de que não e nada de mais!

    • As Vezes vem na minha cabeça:
      ” e se nada disso for real? ” teve uma vez que eu fiquei com tanto medo de ter uma alucinação que eu questionei se meu pai era real! Vey e Horrivel! E tbm tenho medo de Apresentar sintomas da Esquizofrenia! Como achar que tenho poderes, ou que o Mundo e Segurado por seres! E horrivel, e para completar, vem a famosa desrealização/despersonalização em mim! Diariamente minha família fala
      ” vc n e doido, vc e normal e muito inteligente ” so que msm assim os Pensamentos Ruins não Param! Bem, como dito logo acima, espero que seja so Ansiedade! Fé em Deus!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui