Se em algum momento você teve que lutar contra a ansiedade, é provável que sua mente tenha sido bombardeada por uma série de pensamentos ansiosos que você não podia controlar. Esses pensamentos geram ainda mais ansiedade, geralmente porque amplificam as preocupações, levando-as a limites catastróficos.

O problema é que, enquanto esses pensamentos ansiosos passam pela sua mente, você se sente sobrecarregado e confuso, porque não é capaz de pensar com clareza. É como se você vivesse em uma tempestade sem a possibilidade de vislumbrar quando a calma virá.

De fato, pessoas ansiosas são mais propensas a distorcer a realidade, em grande parte por causa desses pensamentos intrusivos. Esse mecanismo leva a um círculo vicioso porque você coloca em prática mecanismos de enfrentamento desadaptativos que geram mais problemas do que resolvem. Portanto, é importante ficar de olho nos pensamentos ansiosos que indicam que estamos superdimensionando o problema.

Os pensamentos ansiosos que geram ainda mais ansiedade

1. Medo de estar errado. Uma das famosas leis de Murphy diz: “tudo o que pode falhar irá falhar”. No entanto, viver a cada minuto do dia pensando que algo pode dar errado é simplesmente desgastante e estressante. Uma coisa é se preparar para reveses e outra coisa é imaginar o fracasso a cada passo que damos, porque isso se tornará uma profecia autor realizável. A longo prazo, acabará gerando um nível de ansiedade que realmente afetará nosso desempenho.

2. Medo de que algo ruim esteja prestes a acontecer. O medo nem sempre vem de nossas ações, também pode ser gerado a partir da imprevisibilidade das circunstâncias. Esse pensamento ansioso vai colocá-lo em constante tensão e fazer você pensar em todos os possíveis e até impossíveis perigos, incluindo aqueles aos quais as pessoas que você mais ama pode se expor. Isso fará com que você viva em um estado de ansiedade e expectativa constante, como se estivesse constantemente esperando que lhe comuniquem as próximas más notícias.

3. Esquecer algo importante. Um dos pensamentos ansiosos mais recorrentes é acreditar que você esqueceu algo importante. É o resultado de um processo de escrutínio constante, não apenas interno, mas também externo. Nos dias de tensão, você perguntará mil vezes se fechou a geladeira, apagou a luz ou trancou a porta. Por sua vez, isso desencadeará pensamentos catastróficos do tipo: “O que aconteceria se…?”. Às vezes, a tensão gerada por esses pensamentos ansiosos é tão grande que você não consegue vencer o impulso de checar as coisas várias vezes para se certificar de que não esqueceu algo importante.

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4. Medo de não conseguir controlar o que acontecerá no futuro. A ansiedade está indissociavelmente ligada à incerteza, por isso não é de estranhar que muitos dos pensamentos ansiosos girem sobre a incapacidade de controlar o que poderia acontecer nos próximos dias, semanas ou mesmo anos. A ansiedade sobre o futuro é simplesmente terrível porque, a menos que você aprenda a fluir com a vida, não pode fazer mais nada.

5. Medo de que os entes queridos se aborreçam com você. “Por que demoram tanto para responder à minha mensagem? Eles vão ficar com raiva de mim? Talvez eu os tenha incomodado de alguma forma.” Esse é um dos pensamentos ansiosos mais comuns, intimamente ligado ao sentimento de culpa. A pessoa ansiosa muitas vezes se culpa demais, carrega toda a responsabilidade do mundo em seus ombros e se preocupa demais com as consequências de suas ações, movendo-se rapidamente do mundo real para o mundo de fantasia das consequências dramáticas que ela criou em sua mente.

6. Medo do julgamento social. “Estão rindo de mim?” Muitas vezes, a pessoa ansiosa também sofre de ansiedade social e pode se sentir desconfortável em situações sociais em que possam se sentir avaliadas ou julgadas. Como resultado, adota uma atitude hiper vigilante e um pouco egocêntrica, tomando nota de tudo que os outros fazem de uma perspectiva autorreferente.

7. Ficar preso. Um pensamento ansioso comum refere-se ao medo de ficar preso. Assim que a pessoa ansiosa põe o pé no elevador, ela imagina que poderia ficar presa. A mesma coisa acontece se você deve ir a uma reunião ou um compromisso, imediatamente acha que pode ficar preso no trânsito. Esse medo surge do medo de que algo o retenha e tire o controle do ambiente.

8. Achar que pode ficar doente de um momento para o outro. Todos nós nos preocupamos em ficar doentes, mas pessoas ansiosas transformam uma dor de cabeça emocional em um tumor cerebral. Ansiedade e medo as levam a se preocupar excessivamente, então sempre imaginam os piores cenários possíveis.

9. Luta contra o tempo. O tempo corre mais rápido quando nos sentimos ansiosos. Portanto, é normal que a ansiedade nos faça temer que não tenhamos tempo suficiente para enfrentar todas as tarefas que temos pela frente ou que chegaremos atrasados para um compromisso importante. Essa sensação de lutar contra o tempo, que inevitavelmente escapa, gera ainda mais ansiedade e nos faz cometer erros que nos atrasam ainda mais.

10. Sentir-se ansioso por estar ansioso. A maior ansiedade geralmente vem da ansiedade por estar ansioso, da tendência a examinar constantemente o interior. Muitas pessoas se perguntam por que se sentem ansiosas se não têm razões aparentes para isso. A perspectiva de reagir com ansiedade ou de que esta possa surgir a qualquer momento gera ainda mais ansiedade, o que completa o círculo vicioso.

(Link original: rinconpsicologia)
*Traduzido e adaptado por Marcela Jahjah, da equipe Fãs da Psicanálise

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