Todas as emoções não são iguais nem encontram o mesmo grau de aceitação em nossa sociedade.

A tristeza, entretanto, está catalogada como uma emoção negativa, uma emoção que se deve esconder e que inclusive deveríamos ter vergonha.

As expressões da tristeza, com os ombros caídos, o olhar triste e choro, são considerados sinais de debilidade e insegurança.

Uma sociedade que sempre demanda que estejamos felizes e alegres, dispostas a comermos o mundo, simplesmente é tremendamente injusta. Porque não funcionamos assim, frequentemente nos entristecemos.

Leia mais: Não me peça pra ser forte quando eu estiver chorando

Estigmatizar a tristeza só serve para nos fazer sentir pior, para que pensemos que não somos o suficientemente fortes como para aguentar os problemas sem virmos abaixo. Por que as pessoas que choram são mais equilibradas emocionalmente?

1. Não reprimem as suas emoções: Não há motivos para esconder a tristeza. Só as pessoas seguras de si mesma, com uma grande Inteligência Emocional, são capazes de reconhecer as suas emoções e expressá-las, mesmo que estas sejam consideradas “negativas”.

Leia mais: O perigo de silenciar os sentimentos

É necessário muita coragem para nadar contra a corrente e expressar quem você realmente é ou como se sente nesse momento. Na verdade, o filósofo Séneca afirmou que “Não tem maior causa para chorar que não poder chorar“.

Manter a mente fria e reprimir as emoções tem um grande custo, não só para nossa saúde psicológica como também física. Numerosos estudos tem vinculado a repressão emocional com um maior risco de desenvolver enfermidades como asma, hipertensão e patologias cardíacas.

2. Aproveitam as lágrimas para mudar a perspectiva: As lágrimas não só são a água que limpamos a alma senão que também limpamos os nossos olhos, para permitir-nos ver a situação a partir de outra perspectiva.

As lágrimas nos fortalecem e nos permite crescer. Com já dizia a poeta uruguaia Sara de Ibáñez: “Vou chorar sem pressa. Vou chorar até esquecer o choro e alcançar o sorriso”.

Leia mais: Um brinde aos chorões: estudo revela que são mais fortes

Na verdade, 70% das pessoas pensam que chorar é reconfortante. E que o choro nos permite ver a situação por uma perspectiva mais positiva.

Quando terminamos de chorar, a nossa mente se encontra mais clara e em poucos minutos seremos capazes de analisar a situação a partir de outro prisma. Isto se deve a que as nossas emoções se equilibraram e nossa mente racional está preparada para entrar em ação.

3. Sabem que o choro é terapêutico: O choro estimula a libertação de endorfinas em nosso cérebro, que nos ajudam a aliviar a dor e também fomentam um estado de relaxamento e paz. É por isto que depois de chorar, nos sentimos muito melhores e relaxados.

Na verdade, foi verificado que não é conveniente cortar o choro, mas deixar que flua porque a primeira fase só tem um efeito ativador mas a segunda fase tem um efeito calmante que reduz a frequência cardíaca e respiratória, propiciando um estado de relaxamento. Ás vezes, o choro é mais benéfico que o riso.

Leia mais: Estudo comprova que chorar pode melhorar disposição

Um estudo realizado na Universidade da Florida descobriu que o choro é profundamente terapêutico, sobretudo quando se une com um “remédio relacional”, ou seja, quando se aproxima outras pessoas e estas nos dão consolo.

Também perceberam que o choro triste, esse que está destinado a criar novos vínculos depois de uma perda, tem um poder catártico.

4. Não se submetem as expectativas sociais: As pessoas que não tem medo de chorar se sentem muito mais livres, são capazes de expressar-se sem se verem pressas pelos convencionalismos sociais.

Estas pessoas não tem medo de decepcionar os demais nem a mostra sua suposta “debilidade”, porque sabem que na realidade chorar não implica em nada disso.

Leia mais: Você tem direito a um dia cinza

As pessoas que choram são mais verdadeiras e não querem se ver maquilhadas pelas expectativas sociais. Essa consciência as levam a serem mais livres e a levar uma vida segundo suas próprias regras.

Estas pessoas são verdadeiros “ativistas” que lutam por uma sociedade mais saudável emocionalmente onde as pessoas não se vêem obrigadas a esconder o que sentem.

5. Conectam emocionalmente através das lágrimas: O choro é uma das expressões mais íntimas dos nossos sentimentos.

Quando choramos na frente de alguém, é como se estivéssemos desnudando nossa alma. Por isso, as lágrimas ajudam a criar um conexão muito especial, é como se conectássemos diretamente através do nosso “eu” mais profundo.

Leia mais: Quem tem vergonha de chorar?

Quando uma outra pessoa “aceita” essa tristeza, sem tentar fugir dela ou nos brindar de falsas palavras de alento, simplesmente nos apoia e se mantém ao nosso lado, se cria uma conexão única.

Na verdade, uma das funções das lágrimas é precisamente a de pedir ajuda, mesmo que seja de maneira indireta, mostrando nossa impotência, para que os demais se acerquem e nos conforte.

Portanto, o choro e a tristeza não devem ser percebidos como um sinal de debilidade, senão como um sinal de fortaleza interna e atenção plena.

Não choramos porque sejamos débeis ou incapazes, senão porque estamos vivos e não nos envergonhamos de expressar o que sentimos.

Lembramos que o comparativo da pesquisa não exprime algum tipo de ideologia ou apologia a tal tema de responsabilidade do site, estamos apenas reproduzindo um conhecimento científico.

(Fonte: vaidarzebra.com)

Compartilhar

RECOMENDAMOS



Fãs da Psicanálise
A busca da homeostase através da psicanálise e suas respostas através do amor ao próximo.

46 COMENTÁRIOS

  1. Não me envergonho de chorar, mas sim, de não conseguir parar com facilidade. Mesmo quando, após uma crise de choro, sinto-me mais calma , as lágrimas não parar de escorrer.

  2. Então eu sou muito forte,porque ultimamente eu deixou esta coisa que me incomoda, sair, fluir para onde eu não quero nem saber.E realmente aquilo que estava fazendo até a minha cabeça ficar pesada e doida, acaba.
    Sensacional, obrigada pela informação.

  3. Sou muito chorona….emotiva….as vezes isso me deixa constrangida, porem me sinto muito bem depois que choro……..fico aliviada e de alma limpa. “chorar é um dom…..chorar lava a alma.

  4. Uma conversa a mais de muita alegria ou tristeza e já estão lá, elas, e descem sem se preocupar onde e quem está por perto ou se é dia ou noite
    Emocão a mil, olhos vermelhos e uma vontade maior ainda de continuar.
    Essas gotinhas que descem sem parar sem escolher dia e hora, em muitas situações foram as minhas únicas amigas
    Lavar a alma, se sentir melhor, ajudar a esclarecer tudo, mas o melhor é que depois da chuva de lagrimas sempre brilha um sorriso lundo e farto de alma limpa e olhos lavados. ????

  5. Depois de 27 anos ainda choro com a morte do Mufasa no Rei Leão. Chorar e muito bom seja na alegria e tristeza, expressarmos nosso sentimento nós trás mais sesibilidade ao ver a vida.

  6. Prefiro chorar, do que ter que tomar rivotril, álcool ou drogas ilícitas.
    Por anos fui ridicularizado por pessoas que não expressam seu sentimentos e se permitem escravizar com antidepressivo, álcool, drogas ilícitas.
    Muito obrigado pelas tuas palavras, libertou também de querer compreensão da pessoas para meu sentimento.
    Troco meu equilíbrio emocional, fico do meu lado, em troca da desaprovação das pessoas…

  7. Eu sou forteee, choro muito quando tô triste até demais, mas também quando paro de chorar já sei oque exatamente sei oque fazer, daí entao já me sinto melhor….. Viva nos chorões!????

  8. Sou muito chorona pois quando vejo alguem chorando fico toda pra baixo e começo a chora,até que quando eu vejo novela,filme mais pra mim isso é bom pois fico bem se eu não chorar fico estressada e não sinto fome..

  9. acontecia comigo, sempre que eu eu ficava muito triste ficava no quarto pensando muita coisa, e sempre acabava tirando lágrimas chorando sozinho no quarto e depois de eu ter chorado me sentia aliviado mais forte pra seguir em frente…

  10. A minha experiência apenas me tornou seletiva – onde chorar e com quem chorar. A inabilidade de lidar com.o choro me “rotulou” como pouco equilibrada e incapaz profissionalmente. Em ambientes onde o racionalismo técnico e a lógica (cartesiana) predominam, extravasar emoções não é bem vindo. Portanto, minhas lágrimas e a essência de meus sentimentos são muito valiosos para serem expostos a quem não pode entende-los. Parabéns pela matéria, desmistifiquemos as lágrimas.

  11. Eu que pensei que eu chorava por ser canceriana!!! Também me sinto bem depois que choro!!! Mas claro tenque ter motivo pra chorar nem que seja uma palavra ou um olhar desmotivador de outra pessoa.. Hehheh!!

  12. Desde pequeno na escola as vezes eu chorava escondido porque se me vissem chorando iriam me ridicularizar. Mas hoje se precisar chorar eu choro até porque está escrito na BÍBLIA SAGRADA que “Bem aventurado os que choram porque eles serão consolados.”

    • Pelo jeito so você não gostou da matéria né?
      Eu choro e realmente depois do choro vem a sensação de paz, de calma, de alento. Nunca tive vergonha de chorar. Agorinha mesmo estava na academia e chorei com amigos, a recente morte do meu pai (01/24).

  13. Sou uma pessoa extremamente emotiva, sensível.

    Tudo me emociona, enternece. Choro até vendo desenho animado!

    Ou eu sou poderosa demais, ou sou totalmente desequilibrada.

    Vou utilizar essa reportagem para ter o álibi de dizer que eu sou a primeira coisa.

  14. Eu era muito chorona e de alguns tempo eu fiquei difícil de chorar fico sentindo mal as vezes algo e não consigo chorar.sinto que estou forte e não vou chorar. Sei que não é bom pra mim.

  15. Foi bom ler essa matéria! Saber de uma expressão positiva em relação a postura dos que choram fácil! As vezes, fácil demais! Demasiadamente frágil ao chorar por tantas questões duras! Tristes! Problemáticas! E não ver uma saída…alguma coisa que eu possa fazer, lutar, modificar..para ficar melhor! Para ajudar! E sou criticada e julgada o tempo todo! Por marido frio e insensível! Pelos filhos homens, que cresceram vendo a mãe chorar por tudo! Há um limite! Entre o normal e o patológico. Creio que haja! Porém, mesmo tentando cuidar e melhorar, fazendo uso de um bom antidepressivo, ainda assim choro muito! E sabe, estou tão cansada…..não quero mais chorar!

    • Amiga eu sei o quanto é horrível ficar ao lado de gente insensível, namorei um kara de dois polos, ao mesmo tempo que era carinhoso dizia que eu era fraca e não suportava as lutas da vida por chorar, e ele não se tocava que era sempre as grosserias dele que me punha pra baixo.
      Hoje cada lágrima que brotou dos meus olhos por causa da frieza dele se transformou em lição aprendida, conheci outra pessoa que deixa eu chorar nos braços dele até que eu resolva parar por mim mesma.
      Acredite no amor e que nem todo homem ou qualquer pessoa é insensível, e fique ao lado de pessoas que respeitam sua personalidade.

  16. Sou muito chorona as vezes passo do normal, que chego a penssar, que posso tar depressiva de mais por choro do nada por tudo e infelizmente odeio isso não e um sinal muito bom.

  17. Sou bastante sentimental, sou muito intenso nas minhas emoções, gosto de VIVER A VIDA!! Abraçar , beijar, conhecer…. Chorar !! Isso nos liberta, não devemos ter vergonha de sermos assim , tão bonitos por dentro ! Eu transbordo amor . Obrigado pelo texto e pelas palavras.

  18. Eu estava chorando e procurei por esta matéria. Muito boa!
    Ninguém entende meu choro, acham que é coisa de gente mimada, mal educada e desequilibrada. Quando eu choro me sinto muito bem, o que me mata é ouvir o que dizem, principalmente meus pais, sobre meu choro. Tratam como se fosse um erro na educação que me deram, uma afronta, falta de respeito.. não entendo como o choro é tão reprimido, é apenas mais uma expressão!
    Temos que aceitar o choro e as pessoas choronas, nem todo choro é depressão ou algum problema!

  19. É necessário muita coragem para nadar contra a corrente e expressar quem você realmente é ou como se sente nesse momento. Na verdade, o filósofo Séneca afirmou que “Não tem maior causa para chorar que não poder chorar“.
    As lágrimas ainda caem dos nossos olhos desafiando nossos sentimentos…Francys.Lins.Polêmico,polemista irrequieto renovador e prolífico.

  20. Se para mulher é difícil, imagina para um homem! Já abandonei vários empregos por causa disso. Apesar de nunca ter literalmente chorado. Mas por ficar com semblante de choro viro motivos de deboche. O que acaba me deixando irritado, e acaba que ganho “inimigos” e torna um ambiente de trabalho insuportável. Acabo que tendo que sair, escolhendo empregos noturno e solitário. Difícil mesmo.

  21. Excelente matéria.Sou um sentimental ambulante.E já estava preocupado se era normal ou não.Mas acredito que seja com o passar do tempo.Chora com quase tudo.Principalmente com os fatos relacionadas ao tempo.Pois tive uma infância muito boa e tenho saudades.Uma música, uma criança brincando, um vídeo,uma recordação de um amigo , o desabafo de um familiar,por exemplo.Mas graças a Deus depois vem uma calmaria e me recomponho novamente.”Aos domingos missa na matriz da cidadezinha onde nasci,meu Deus porque é que a gente cresce se não sai de mim essas lembranças…”

  22. Oi, eu também choro muito.
    Mas eu choro escondida.
    Qual quer comentario me afeta muito.
    Eu seguro as lagrimas, e desvio os pensamentos. Mas quando chego em casa, ou em um lugar que eu sinta a vontade, eu começo a chorar muito, e me lembro do passado, de todas as coisas ruins que já me aconteceu. Eu choro sem parar.
    Sou uma menina, não ando tão arrumada não. Somente visto uma roupa que me sinto confortável, e não me maquio, eu me sinto estranha, as vezes bem, mas não consigo sair de casa assim, e por conta disso, eu recebo comentários estúpidos, e me sinto pra baixo. No momento eu estou sofrendo muito, ms não, não vou desistir da vida, eu só queria alguém que me entendesse e que me ajuda-se!
    Eu faço psicologo, mas ela não faz a menor ideia do que eu sofro. Não tenho coragem de falar, e por conta disso, acho q eu nunca vou mudar.

  23. nao tenha vergonha de chorar faz bem para sua alma eu estou passando por uma situacao assim, perdir minha querida esposa recentimente. fomos casados por 35 anos e estou sofrendo muinto, nos dois tinha uma vida fraterna pra onde um ia o outro estava juntos parecendo dois irmaos como amigos companheiros.portantos chorem faz bem como diz elane ,somos choroes deus nos confortam c as nossas lagrimas ,amen.

  24. Hoje eu continuo chorona mas procuro escolher pra quem expor esse meu lado, as pessoas só sabem rotular os outros e isso pesa de mais, mas não mudo minha personalidade por causa de ninguém, a penas faço ajustes de acordo com o momento e quem está ao lado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here