Metódicos, certinhos, organizados e conhecidos como caxias – quem cumpre com extremo rigor suas obrigações. Quem carrega esse tipo de personalidade, possui pontos positivos e costuma ser bastante produtivo mas, pode apresentar algumas dificuldades e limitações como se adaptar a qualquer mudança na rotina, se abrir para o novo e, principalmente, saber o momento de relaxar. O sistemático é exigente e duro consigo e com os outros.

Normalmente, as pessoas sistemáticas possuem um alto nível de produtividade e de organização, sendo muito racionais e exigentes com elas mesmas. Entretanto, elas também são pessoas mais resistentes à mudanças.

A tendência então do sistemático é ver o seu mundo ruir se alguém entra na sua rotina ou algo sai dela e, geralmente, ele não está preparado para lidar com isso. O sistemático tende a lidar mais com a razão do que com a emoção e não consegue ver os seus limites.

Você se considera uma pessoa sistemática? Confira as principais características:
– Extremamente organizados
– Presos a normatizações
– Precisam de método para tudo
– Adquirem um caráter quase automático para realizar tarefas
– Possuem muita dificuldade para se adaptar ao novo
– Elaboram um cronograma mental que não pode ser quebrado
– São muito autodisciplinados e produtivos
– Resistem a todos os tipos de mudança
– Possuem um padrão de exigência muito elevado
– Sentem-se ameaçadas quando não conseguem cumprir uma incumbência do seu planejamento
– São extremamente racionais e essa característica acaba prejudicando seus relacionamentos

Como encontrar um equilíbrio e conseguir ser uma pessoa mais relaxada?

Pessoas sistemáticas, geralmente, possuem uma rotina muito atribulada e a cabeça vive cheia de preocupações: cobranças profissionais e familiares, trânsito, excesso de compromissos e estresse emocional.

Esvaziar a mente, relaxar e deixar com que as coisas fluam de forma mais natural pode ser um grande desafio.Porém, é preciso entender que não basta cumprir com todas as obrigações e tarefas diárias se você não consegue tirar prazer disso e se sentir realizado não só quando atinge o resultado mas também, durante todo o processo.

Talvez você não pense que não tem tempo para relaxar, mas existem maneiras rápidas e simples para aliviar a tensão da mente e afastar o estresse e, assim, conseguir cumprir com todas as suas atividades – profissionais, pessoais, familiares e sociais –, com mais saúde e felicidade.

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Tenha flexibilidade, saiba que está tudo bem se as coisas não acontecerem do jeito que você quer. Lembre-se, todas as suas escolhas tem 50 por cento de dar certo e 50 por cento de dar errado, assim como todo mundo. Ninguém entra neste mundo com as cartas marcadas, saiba perder, levantar e começar novamente.

Não seja tão exigente com você e com os outros. Saiba a hora de ceder e a hora de persistir. Existe uma diferença muito grande em insistir em algo e em persistir. Saiba a diferença. Sinta-se satisfeito com as coisas boas que estão acontecendo e não se prenda às ruins.

Esteja pronto para adotar novas estratégias caso a ideia inicial falhar. A adaptação rápida facilitará muitos processos. Entenda as críticas como uma forma de aprimoramento pessoal. Veja o lado bom dos imprevistos porque só assim será mais fácil lidar de maneira bem-humorada com os problemas.

Mude de opinião sem ter medo de fazê-lo. Muitas vezes, novas informações são obtidas e descaracterizam as ideias anteriores. Não tenha meda da mudança, evolua, cresça!

Explore seu lado criativo. Pessoas com esta habilidade em potencial tendem a encontrar soluções mais fáceis para os problemas. Seja mais atento aos sentimentos e pensamentos dos outros. Invista na sua auto confiança e na sua “voz interior” e ouça diferentes opiniões.

Se abra para o mundo e por fim: Esvazie a sua mente.

Esvaziar a mente é fundamental para conseguir ter uma rotina mais saudável e realizar suas tarefas com mais consciência. Encontre soluções e respostas criativas e inovadoras, como:

– Ter um hobby
– Adotar hábitos saudáveis
– Praticar um esporte que você realmente goste
– Praticar atividades fora do ambiente de trabalho, como cursos, aulas de música ou aprender um novo idioma
– Estar na companhia de pessoas queridas
– Investir em conversas agradáveis e dar mais risadas
– Passar mais tempo com a família
– Dormir bem
– Cuidar da alimentação

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