Um banho quente, um travesseiro frio, um momento para reconhecer suas vitórias… Aqui estão algumas coisas que valem a pena tentar.

Você está checando e-mails de trabalho tarde da noite, obcecado com a lista de tarefas do dia seguinte, depois vê o relógio e entra em pânico pois não há como dormir o suficiente para funcionar bem no dia seguinte. Você está acordando feliz e revigorado na manhã seguinte? Provavelmente não.

Então, o que você pode (realisticamente) fazer para garantir que você realmente acorde bem disposto? Estamos empolgados em testar alguns desses rituais. Qual você decidirá tentar?

1. Aproveite a gratidão

Faça uma lista de gratidão todas as noites. Uma amiga está passando por um momento difícil em sua vida me contou uma história sobre como ela começou a escrever sobre as coisas que ela agradeceu naquele dia. Como aquele ato aparentemente simples deu a ela a paz de espírito para dormir incrível e acordar bem descansada. Em vez escrever, comecei a dizer dez coisas pelas quais me sentia grato quando me deitava à noite. Descobri que, quanto mais específico, melhor durmo.

2. Reconheça seus ganhos

Escreva suas vitórias do dia antes de dormir. Isso poderia ser qualquer coisa, desde um projeto completo até uma maravilhosa xícara de chá. Qualquer coisa que te faça sorrir. Lembrar e reviver os sentimentos antes de ir dormir ajudará você a dormir melhor e acordar sentindo-se incrível.

3. Assista a um clipe calmante

Toda noite, ligo um vídeo chamado: Lareira para sua casa. É um vídeo com duração de 1 hora de uma lareira crepitante. Não assista a TV convencional ou cheque seu celular antes de dormir, pois a mídia pode colocar imagens prejudiciais à sua mente ou te distrair de seus objetivos. Ter essa prática ajuda a controlar seu tempo, acalmar suas preocupações e te prepararam para um sono reparador.

4. Verifique as crianças

Apareça para ver as suas crianças um pouco antes de ir para a cama. Vê-los dormindo em segurança e sabendo que eles estão felizes e saudáveis é uma experiência extremamente relaxante. Isso te ajuda a redefinir e reformular quaisquer preocupações, problemas financeiros, problemas de trabalho, pois, em última análise, são problemas seus.

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5. Crie uma zona sem telefone

Deixe seu telefone fora do quarto a noite. Você dormirá muito melhor sem nenhum distúrbio telefônico à noite. Também não há a tentação de olhar para o seu e-mail ou mensagens de texto imediatamente de manhã, o que nunca é uma maneira tranquila de começar o dia.

6. Levar ao papel

Escreva um diário todas as noites antes de dormir. Isso te ajudará a processar o dia e quais sentimentos não resolvidos podem ter ficado. Também é bom poder olhar para trás em qualquer ponto da vida e ver exatamente o que estava passando.

7. Jogar jogos familiares

Vale a pena desconectar-se da rotina e substituí-la por uma companhia, um pouco de exercício mental e risos.

8. Tente uma meditação do sono

Ouça áudios de meditações do sono e de histórias hipnóticas. Você será completamente transportado dos seus pensamentos e descobrirá que tem melhores sonhos, acordará feliz.

9. Registre seus pensamentos

Para dormir com a cabeça limpa, grave seus pensamentos no seu telefone. Nesse ponto da noite, as vezes se esta cansado demais para escrever. Verbalize as preocupações com ninguém te julgando. Surpreendentemente, não te lembraras do que te incomodava tanto na noite anterior quando acordar.

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10. Se alongue, para liberar a tensão

Cerca de uma hora antes de dormir, faça alongamentos, ioga e meditações por pelo menos 15 minutos. A fisicalidade e a reflexão silenciosa ajudam a liberar qualquer tensão ou pensamentos relacionados ao estresse que construiu durante o dia.

11. Medite

A prática noturna meditativa profunda que te sustenta de dia para dia. A meditação permite libertar as restrições do corpo físico e mente e estabelece uma outra existência mundana, onde todas as possibilidades existem. Conseguirá recarregar de forma eficaz e contínua, enquanto se recupera do esgotamento do dia.

12. 8 horas de sono

Ter 8 horas de sono sólidas recarrega para enfrentar os desafios do dia. Para garantir que durma o suficiente. Certifique-se de ir para a cama na mesma hora, todas as noites. Desligue a TV uma hora antes de dormir. Leia algo leve na cama por alguns minutos, ajuda a relaxar e descontrair.

13. Faça da sua cama um oásis

Certifique-se de que está tão confortável quanto possa estar. Seu oásis de cama confortável garante uma boa noite de sono e acordará pronto para saltar da cama, fazer seu café à prova de balas e conquistar o dia!

14. Agradecer
Todas as noites antes de dormir, diga ‘obrigado’. Mostrar gratidão, mesmo quando tiver um dia difícil, ajuda a perceber que nada de ruim é permanente e que você tem mais sorte do que imagina.

15. Compartilhe sua apreciação

Antes de ir para a cama à noite, compartilhe três coisas que aprecia sobre você mesmo à outra pessoa. Isso te ajuda a se sentir conectado e apreciado, para que possa acordar se sentindo amado e pronto para começar bem os seus dias!

16. Tentar um hábito repetitivo

Para quem tem pesadelos recorrentes, ter um ato de repetição antes de dormir, ajuda a colocar os pensamentos “no lugar certo”. Pode ser leitura, bordado, palavras cruzadas… o que melhor que se encaixar na sua rotina noturna.

17. Pensar em pensamentos que te aquecem o coração

Pense de 3 à 5 coisas que fizeram seu coração sorrir naquele dia. Isso desloca o cérebro e você adormece relaxado.

18. Coloque coisas em perspectiva

Ser grata todas as noites antes de dormir por suas incontáveis bênçãos é um hábito que te faz acordar inspirado e feliz no dia seguinte. Pensar em pessoas que não tinham nada para comer, que não têm nenhum abrigo (muito menos uma cama confortável como a sua), que estão excluídas da alegria de estar com suas famílias, ou que acabaram de passar por um desastre que levou toda a sua felicidade. Desse modo, os seus problemas parecem menores.

19. Tomar um banho de espuma

Tome um banho de espuma para recuperar do cansaço e relaxar. Você merece.

(Autora: Marina Khidekel)
(Fonte Original: thriveglobal)
*Texto traduzido e adaptado por Carolina Marucci, da equipe Fãs da Psicanálise.

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