Honestidade e maturidade são as formas mais abertas de rejeitar alguém sem machucá-lo.

Você já descobriu que alguém realmente gosta de você, mas não sente o mesmo por ele? Infelizmente, isto é muito comum, principalmente em espaços compartilhados, como o escritório, e pode ser uma situação bastante desconfortável.

Talvez você não esteja atraído pelos atributos físicos, mentais ou emocionais dessa pessoa, ou talvez você simplesmente não esteja procurando por um parceiro. Mas em qualquer caso, você precisará decepcioná-lo. Mas como você pode rejeitar alguém sem machucar?

Neste artigo, compartilharemos algumas dicas valiosas.

Mantenha a calma

Se essa pessoa está procurando se conectar com você e você não tem nenhum interesse, tente evitar cortá-la com suas ações ou palavras. Se mantenha calmo.

Queremos que você ame, mas para isso precisamos cumprir uma máxima universal: tratar os outros como você quer ser tratado.

• Não lhe dê falsas esperanças. Diga exatamente o que você quer, mas tenha absoluta certeza sobre isso. O ideal é que você não rejeite alguém e comece a sentir algo no futuro, quando for tarde demais.

• Fale sobre isso antes de ser convidado para sair. Se não o fizer, ficará preso numa situação confusa e desconfortável em que poderá perder um amigo, algo que ninguém quer.

• Sua explicação deve ser apoiada por fatos. Seja coerente com as coisas que você diz e a maneira como você age. Se você disser que não quer nenhum tipo de relacionamento e, mais tarde, eles o virem com outra pessoa, você só vai deixá-lo chateado e isso pode afetar sua reputação.

Comunicação

Se vocês são amigos próximos, evite usar a frase “no momento”, porque isso pode deixá-lo esperando e prejudicá-lo, especialmente se você tiver certeza de que isso não vai acontecer.

Frases como: “Estou muito feliz por sermos amigos” não deixam dúvidas, ele entenderá que estão na zona da amizade e lá ficarão.

Hora e lugar Tente encontrar um espaço tranquilo onde você se sinta confortável, como um parque próximo ou algo parecido. Se você não sabe onde, pergunte onde ele quer ir.

Certifique-se de que está em algum lugar onde você não precisa se apressar e não terá interrupções. Esse tipo de conversa merece tempo e espaço para evitar mal-entendidos.

Leia Mais: Algumas pessoas vão te machucar por medo de serem machucadas

Nunca rejeite alguém por telefone, mensagens de bate-papo ou e-mail. É bastante covarde e nada sério. Fale com ele pessoalmente para que sua mensagem possa ser reforçada por seus gestos, tom de voz e expressões. Certifique-se de que você soa relaxado e amigável.

Não adicione informações, palavras ou justificativas extras. Qualquer detalhe extra que você adicionar será usado contra você para prolongar a discussão e ser mais insistente.

Lembre-se dos seus direitos. Recusar alguém é, sem dúvida, algo que você precisa abordar com sutileza, mas também seja firme.

Para ajudá-lo nessa tarefa, tenha em mente essas considerações adicionais:
• Você tem o direito de recusar qualquer oferta que possam fazer.
• Dizer “não” não é um sinal de egoísmo, mas estabilidade e auto respeito.
• Seja vigilante com a manipulação.
• Explique suas razões, mas evite desculpas. Você não precisa dar nenhuma.
• Seja breve. Isso não tirará nada de suas qualidades como pessoa.

Quando tiver certeza, seja completamente transparente sobre suas intenções de amizade. Desta forma, você evitará machucá-lo e evitará cenas embaraçosas para os dois.

(Fonte Original: steptohealth)
*Texto traduzido e adaptado por Carolina Marucci, da equipe Fãs da Psicanálise.

Compartilhar

RECOMENDAMOS


Fãs da Psicanálise
A busca da homeostase através da psicanálise e suas respostas através do amor ao próximo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here