Aqui estão 18 coisas que pessoas felizes fazem todos os dias.

Temos muito poucas garantias na vida, o que significa que estamos sempre vivendo em tempos de incerteza. Alguns mais incertos que outros. Mesmo que você esteja desconfortável abraçando a incerteza e ser revigorado por ela pareça fora de questão, aqui está o que você pode fazer para transformar o medo em algo maravilhoso.

1. Concentre-se no que você pode fazer, deixe o resto ir. Foque todo o seu tempo e energia naquilo que está dentro do seu controle – o que, na maioria das vezes, resume-se à forma como você pensa, age e sente. Deixe de lado ressentimentos, raiva, dor e medo, pois eles não servem a você.

2. Permaneça no momento presente. Ruminar sobre o passado, a última vez em que houve uma recessão, contratempos, perda de emprego ou outros momentos difíceis na vida ou se concentrar muito no futuro, impede que você aproveite plenamente o dia que está vivendo.

3. Lembre-se de que já sobreviveu a tempos de incerteza. Você experimentou dificuldades e saiu por cima. Essa mesma força o ajudará a enfrentar os desafios da vida no futuro também.

4. Conecte-se com amigos e familiares. A conexão é o pilar da felicidade. Muitas vezes, as pessoas que estão isoladas sentem-se mais deprimidas. Investir nos amigos e familiares que tenha seu apoio e você tenha o deles (de maneira sempre constante) lhe dá segurança para superar a incerteza.

5. Concentre-se no lado bom. Coisas boas e ruins acontecem com todos. Encontrar o lado positivo da adversidade ajuda-nos a manter a perspectiva de que as coisas boas são mais abundantes do que as difíceis. Há uma dádiva em cada dia.

6. Pratique a compaixão. Seja uma pessoa compassiva. Ouça atentamente as histórias dos outros. Envolva-se o suficiente para ser empático e gentil sem assumir o peso da situação como se fosse seu. Ofereça-se para ajudar se isso parecer apropriado, tendo em mente que, às vezes, ouvir com atenção é o suficiente.

Leia Mais:

7. Controle o que você deixa entrar. Há negatividade em todos os lugares em que você esteja – nos noticiários, na política, no seu ambiente de trabalho e talvez até mesmo em casa. A energia é contagiosa; você pode se proteger limitando o tempo gasto com pessoas negativas. Equilibre o que você não pode evitar com doses saudáveis de coisas positivas. Procure histórias sobre as coisas boas que acontecem ao redor do mundo. Melhor ainda, seja você o próprio bem.

8. Seja uma zona livre de julgamento. Cada um de nós está fazendo o melhor possível com os recursos mentais, emocionais, espirituais e físicos que temos. Esses recursos variam de acordo com o dia e são diferentes para cada um, com base em suas educação na infância, experiências, filtros pessoais e traços de personalidade. A forma como pensamos, agimos e sentimos baseia-se na genética e no papel que foi planejado para nós até aprendermos a ser diferentes ou melhores. Por este motivo, não devemos julgar os outros por suas habilidades. É também por isso que devemos ser gentis e compassivos. Esteja disposto a ser o primeiro a perdoar e, ainda, faça isso com aqueles que você acredita que não merecem. Espalhe mais do que você quer ver no mundo.

9. Confie em sua fé. Se você tem uma prática religiosa ou espiritual, confie nela. Você não pode sentir fé e medo ao mesmo tempo. Você está escolhendo um ou outro. Orações simples como “Mostre-me” ou “Ajude-me” e “Obrigado” são suficientes.

10. Movimente seu corpo. Caminhe, corra, faça exercícios, pratique yoga. Faça o que for melhor para você. Exercício libera endorfinas, serotonina e outras substâncias químicas da felicidade em seu cérebro. Você sentirá os benefícios de forma rápida e contínua. Você não apenas colhe as recompensas físicas de se sentir mais confortável em sua pele, mas também sente benefícios emocionais. Exercitar-se quando você menos sente vontade é quando isso lhe beneficia mais.

11. Medite e pratique a atenção plena. Inclua pelo menos 15 minutos de silêncio no seu dia. Aprender a observar seus pensamentos através da atenção plena e meditação ensina-lhe a ter controle quando seu cérebro quer se preocupar. Esse controle permite-lhe liberar ansiedade, raiva e frustração para que você possa facilmente retornar à felicidade.

Leia Mais:

12. Leia algo inspirador. Saiba onde buscar suas fontes de inspiração e motivação. Assista a vídeos do YouTube, entrevistas, Ted Talks e leia livros de pessoas que lembram quem você é e para onde está indo, independentemente do que está acontecendo em sua vida e no mundo ao seu redor. Encontre com seus mentores de qualquer maneira que puder.

13. Crie rituais diários que alimentem uma mentalidade positiva. Os rituais diários são o que você faz quando acorda, para se reorganizar durante o dia, e à noite, antes de dormir. O conjunto de hábitos que inicia o seu dia dita como ele será. Faça com que sejam bons hábitos. Meditação, exercícios e autodiálogo positivo estabelecem o tom do seu dia.

14. Peça ajuda. Se você está lidando com coisas além do seu controle e capacidade, peça ajuda. Pedir o que você precisa é o caminho mais certo para consegui-lo. Se alguém lhe disser não, não leve isso como uma rejeição, mas simplesmente peça a outra pessoa. Tente um coach ou um terapeuta se você for incapaz de mudar seus pensamentos, sentimentos e ações por conta própria. Este é o trabalho que mais vale a pena fazer para melhorar a maneira como você olha para o mundo e o seu lugar nele.

15. Tenha boas conversas consigo mesmo. Pare o autodiálogo negativo reconhecendo as mensagens negativas que diz a si mesmo, refutando-as, mostrando a si mesmo provas de que elas não são verdadeiras ou, na ausência de provas, aceitando que elas não são verdadeiras, e substitua-as por um autodiálogo gentil e encorajador. Seja seu próprio animador de torcida, mesmo que não acredite no começo ou sinta-se estranho. Sorria e diga a si mesmo: “Eu te amo”. É mais fácil do que você pensa enganar seu cérebro e mudar seus pensamentos.

Leia Mais:

16. Foque-se no que é mais importante. Se você não tem o que é mais importante para você (pessoas), concentre toda a sua energia em conseguir essas coisas. Quando temos o que é mais importante para nós, nos importamos menos com o que percebemos que está faltando.

17. Pare de tentar controlar o resultado de tudo e foque em como você quer se sentir a cada momento. Faça de sentir-se bem sua missão e prioridade a cada dia. Escreva um mantra que o apoie (o meu é Brilhante, Alegre, Feliz). Mantras e declarações de propósito são positivos e autoafirmativos.

18. Seja decidido sobre quem você é, o que você quer, quais são seus objetivos e quais são seus limites pessoais de proteção. Enumere-os para que sejam absolutamente claros e cumpra-os 100% do tempo. Antes de fazer qualquer coisa, pergunte a si mesmo: “Isso é bom para mim?” Se a resposta for não, não faça ou faça menos disso.

Perspectiva é tudo. Esses 18 hábitos são alguns dos que a ciência diz que criam felicidade duradoura e os quais eu tenho usado nos tempos incertos de minha vida. Essas ferramentas me dão força e resiliência não apenas para sobreviver em tempos voláteis, mas para prosperar e ser feliz. Eles farão o mesmo por você.

(Link original: thriveglobal)
*Traduzido e adaptado por Marcela Jahjah, da equipe Fãs da Psicanálise

Compartilhar

RECOMENDAMOS


Fãs da Psicanálise
A busca da homeostase através da psicanálise e suas respostas através do amor ao próximo.


DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here